Paulo Freire antes de "Pedagogia do Oprimido", ou, de "Educação e atualidade brasileira" à "Educação como prática da liberdade" / Paulo Freire before "Pedagogy of the oppressed"...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i2.2445Resumen
A obra de Paulo Freire é bastante lembrada a partir de trabalhos centrais no conjunto de suas produções, a exemplo de "Pedagogia do oprimido"; "Professora sim, tia não"; "Pedagogia da esperança" e "Pedagogia da autonomia", além de diversos outros títulos de sua autoria não menos importantes, porém, nem tão exitosos em termos de edições, traduções e publicações em outros países. Ademais, uma espécie de jargão freireano tem como fonte "Pedagogia do oprimido", a exemplo das expressões opressor, oprimido, educação bancária e educação libertadora. Em contraposição a essa fama vinda do início dos anos 1970, o propósito deste artigo é demonstrar que alguns conceitos e termos importantes como democracia, personalidade democrática, organicidade, fase de trânsito e rachadura foram elaborados por Paulo Freire em textos de sua juventude intelectual e que, além disso, foram importantes por contribuírem com as primeiras camadas de conceituação para obras que registraram a estabilização de alguns princípios importantes e constantes de Pedagogia do oprimido. Para tanto, foram tomadas como fonte uma série de artigos assinados por Paulo Freire e publicados no Diário de Pernambuco, em 1957, bem como sua tese doutoral "Educação e atualidade brasileira", de 1959, e "Educação como prática da liberdade", de 1967, com indicação em prefácio de elaboração em 1965.
Palavras-chave: Paulo Freire; Democracia; "Educação e atualidade brasileira"; "Educação como prática da liberdade".
ABSTRACT: The work of Paulo Freire is well known due to central books among the set of his papers, like "Pedagogy of the oppressed", "Teachers as cultural workers", "Pedagogy of hope" and "Pedagogy of autonomy", as well as several other titles that, despite their importance, are not so successful in terms of editions, translations and publications in other countries. In addition, a kind of Freirean jargon has as its source "Pedagogy of the oppressed", using expressions like oppressor, oppressed, banking model of education and liberating education. In contrast to this fame built in the early 1970s, the purpose of this article is to demonstrate that some important concepts and terms such as democracy, democratic personality, organicity, transit phase and crack were elaborated by Paulo Freire in his early texts, which were important for contributing to the first layers of conceptualization for works that consolidate some important principles of Pedagogy of the oppressed. In this article, thus, we use a series of articles published by Paulo Freire in Diário de Pernambuco in 1957 as well as his Ph.D. thesis entitled "Education and Brazilian actuality" (1959) and "Education as the practice of freedom" (1965-1967).
Keywords: Paulo Freire; Democracy; "Education and Brazilian actuality"; "Education as the pratice of freedom".
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).