IR ALÉM DO FAZER: OS SABERES QUE PERMEIAM O CUIDAR NA TERAPIA INTRAVENOSA NEONATAL
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.4212Abstract
Objetivo: analisar os padrões do conhecimento da enfermagem na práxis da terapia intravenosa em terapia intensiva neonatal. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, que utilizou como referencial teórico os Padrões do Conhecimento da Enfermagem. Participaram do estudo 11 integrantes da Equipe de Enfermagem, de uma unidade de terapia intensiva neonatal, no sul do Brasil. Os dados foram produzidos por meio de entrevista individual, semiestruturada, e analisados por meio de análise de conteúdo temática. Resultados: foram definidas três categorias temáticas: “É um acesso profundo” – O saber empírico como base para um cuidado seguro; “Não tem que picar toda hora.” – O saber estético como ferramenta para o cuidado ético e pessoal; “Tem que devolver aquele nenê como um nenê!” – O saber moral e pessoal, norteando o cuidado. Conclusão: os conhecimentos éticos, estéticos e empíricos orientam a práxis do cuidado na terapia intravenosa neonatal.
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