COMPREENSÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM UM MUNICÍPIO PERNAMBUCANO

Autores

  • Iraneide Nascimento dos Santos Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Rodovia PE-60, km14, Califórnia, Ipojuca - PE, 55590-000, (81) 3311-2513
  • Regina Maria Lopes da Silva Faculdade de Odontologia/UPE. Ipojuca-PE
  • Riva Karla Vieira da Silva Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Ipojuca-PE
  • Ana Karla Tertuliano dos Santos Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba UPE/UEPB Ipojuca-PE
  • Maria Ramona da Penha Carvalho Secretaria Municipal de Paulista/PE Paulista-PE
  • Larissa Angélica Silva Lima Lopes Secretaria de Saúde de Recife (COREMU IMIP) Recife-PE
  • Rebeka Maria de Oliveira Melo do Canto Universidade de São Paulo (USP) São Paulo -SP
  • Rayanna Thaís Pinheiro Hospital Dom Helder Câmara-IMIP Recife - PE
  • Fábia Monique da Silva Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco - UPE https://orcid.org/0000-0003-2432-7668

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v11i1.4760

Resumo

RESUMO

Objetivo: Avaliar a compreensão dos profissionais de saúde, quanto às práticas desenvolvidas, na rede de atenção de urgência e emergência. Método: Estudo descritivo, exploratório, de natureza qualitativa e quantitativa, realizado no Centro de Especialidades Médicas de Camaragibe - CEMECs. A população foi composta pelos profissionais dos CEMECs, com amostra de 255 funcionários. Para coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado e a análise realizada em programa estatístico. Resultados: Quanto ao quadro profissional, 47,6% eram enfermeiros e técnicos de enfermagem, 63,6% sexo feminino e faixa etária entre 30-39 anos. O relacionamento interpessoal foi considerado ótimo por 48,1% e 63,6% avaliaram o atendimento prestado à população como adequado. Conclusão: Há uma grande necessidade de estruturar as redes de serviço de saúde, principalmente as de urgência e emergência, dando ênfase às unidades básicas de saúde, por ser a porta de entrada preferencial do sistema de saúde, possibilitando referência adequada à assistência.

 

Biografia do Autor

Iraneide Nascimento dos Santos, Instituto Federal de Pernambuco - IFPE, Rodovia PE-60, km14, Califórnia, Ipojuca - PE, 55590-000, (81) 3311-2513

Enfermeira, Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente sou professora do IFPE IPOJUCA. Tenho experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nas seguintes áreas: saúde do trabalhador, saúde ocupacional e ergonomia.

Regina Maria Lopes da Silva, Faculdade de Odontologia/UPE. Ipojuca-PE

Cirurgiã-dentista, Mestre em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (1996). Experiencia Profissional como Orientadora de trabalhos científicos do Pos Graduação Lato Sensu do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Supervisora do Pacs\Psf da Prefeitura do Recife, Diretora da Escola de Aperfeiçoamento da Fundação Odontológica Presidente Castello Branco, Professor Mestre da Faculdade Maurício de Nassau, Sub-chefe de Departamento de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco e Professor Adjunto IV da Universidade de Pernambuco. Experiencia na Gestão de Serviços de Saúde tendo sido Diretora Executiva da Vigilância Sanitária do Estado de Pernambuco Gestora de Sistemas Municipais de Saúde .Na área de Educação tem atuado no ensino de Graduação e Pós Graduação em Gestão Hospitalar e Administração de Serviços de Saúde, Marketing em Saúde, Economia e Gestão em Saúde nos cursos de Enfermagem ,Farmácia e fisioterapia e no Curso de Nutrição Saúde Coletiva. Curso de Odontologia da Faculdade Mauricio de Nassau ,acompanhando o Processo de Autorização em todas as etapas.Exerceu a Coordenadoria de Atenção as Ações Laboratoriais em Bromatologia do Laboratório Central de Saúde Pública -LACEN -PE da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.Experiencia em elaboração e Coordenação de projetos sociais com destaque para Capacitação Solidaria da Presidência da Republica.Regente da Disciplina de Saúde Coletiva da Fac. de Odontologia da UPE e Gerente de Estágios do Campus Camaragibe da UPE.

Riva Karla Vieira da Silva, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Ipojuca-PE

Psicóloga, Mestre em Práticas e inovação em saúde mental pela Universidade de Pernambuco, Trabalha na Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, Coordenadora de saúde mental, álcool e drogas da Prefeitura Municipal de Paudalho, Supervisora Clínico-institucional, membro do grupo condutor da RAPS. Experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em saúde mental, álcool e outras droga.

Ana Karla Tertuliano dos Santos, Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba UPE/UEPB Ipojuca-PE

Enfermeira, Mestre do Programa Associado de Pós-Graduação do Mestrado associado em Enfermagem da Universidade de Pernambuco e Universidade Estadual da Paraíba UPE/UEPB com ênfase em Políticas e práticas da saúde e enfermagem em promoção à saúde, Enfermeira Residente em Atenção Cardiovascular no Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco- PROCAPE/UPE. Graduação de Enfermagem na Faculdade de Enfermagem Nossa senhora das Graças (FENSG) pela Universidade de Pernambuco (UPE), com conclusão no ano 2015.(Recife,PE).Atualmente no grupo de Pesquisa GESAM( Grupo de estudos em Saúde da mulher ). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Atendimento pré-hospitalar, Emergência, Intensivista e Cardiologia e saúde da mulher.

Maria Ramona da Penha Carvalho, Secretaria Municipal de Paulista/PE Paulista-PE

Enfermeira, Especialista em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Família - FCM / UPE, Enfermeira na Unidade Básica de Sáude Francisco Medeiros Dantas no Município de Paulista/PE.

Larissa Angélica Silva Lima Lopes, Secretaria de Saúde de Recife (COREMU IMIP) Recife-PE

Enfermeira, Especialista pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria de Saúde de Recife (COREMU IMIP).

Rebeka Maria de Oliveira Melo do Canto, Universidade de São Paulo (USP) São Paulo -SP

Cirurgiã-dentista, Mestre em Prótese BUCOMAXILOFACIAL E Odontologia do Esporte pela FOUSP. Em 2017, concluiu o programa de atualização ouvinte em PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL da FOUSP. Na graduação, Monitora de PRÓTESE FIXA; Monitoria da Clínica de PRÓTESE BUCOMAXILOFACIAL. Monitoria de MICROBIOLOGIA; Monitora de CLÍNICA INTEGRADA COM ÊNFASE EM ENDODONTIA. Concluinte como aluna voluntária de projeto de pesquisa PIBIC-AC 2015. Bolsista do projeto de pesquisa e extensão PET - Redes com atuação em emergência no município de Camaragibe; Membro dos projetos de extensão Liga acadêmica de Ortodontia; Projeto de extensão Cine Vida UPE com ênfase no desenvolvimento da atuação humanizada do profissional; Adotando uma escola para cidadania e saúde; Projeto Resgatando Sorrisos.

Rayanna Thaís Pinheiro, Hospital Dom Helder Câmara-IMIP Recife - PE

Enfermeira, Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade Redentor-IDE, Enfermeira residente em Cardiologia pelo Hospital Dom Helder Câmara-IMIP.

Fábia Monique da Silva, Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco - UPE

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade de Pernambuco - UPE. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pelo Instituto Fernando Figueira - IMIP. 

Referências

Pernambuco. Secretaria Estadual de Pernambuco. Plano de Contingência Estadual para Enfrentamento de Desastres de Origem Natural com Ênfase em Enchentes e Inundações. Pernambuco. SES. 2010.

Souza, LMM. Suporte Básico à Vida. 1ªEd. São Paulo: Érica, 2014.

Brasil. Ministério da Saúde. Portaria GM Nº 1.863 de 29 de setembro de 2003. Institui a Política Nacional de Atenção às Urgências, a ser implantada em todas as unidades federadas, respeitadas as competências das três esferas de gestão. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.

______. Ministério da Saúde. Portaria GM Nº 1.600, de 7 de julho de 2011. Reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

Gomide, MFS et al. A satisfação do usuário com a atenção primária à saúde: uma análise do acesso e acolhimento. Interface - Comunicação, Saúde, Educação. 2018, v. 22, n. 65, pp. 387-398.

Levine, DM, Berenson, ML, Stephan, D. Estatística: Teoria e Aplicações usando Microsoft Excel em Português. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

Persegona MFM, Oliveira ES, Pantoja VJC. As características geopolíticas da enfermagem brasileira. Divulgação Saúde Debate. 2016;56:19-35.

Alvim ALS, Rocha RLP, Tadeu TCA. Percepção da enfermagem em relação ao Conselho Regional de sua categoria. Rev Enferm UFPE On Line. 2016;10Supl.1:316-24.

Garlet ER, Lima MADS, Santos JLG, Marques GQ. Organização do trabalho de uma equipe de saúde no atendimento ao usuário em situações de urgência e emergência. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2009 Abr-Jun; 18(2): 266-72.

Sousa, IMC; Bezerra, AFB; Marques, AP. O. Trabalho em saúde: quem implementa o Sistema Único de Saúde no hospital universitário conhece sua filosofia? Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 27, n. 65, p. 302-309, 2003.

Viegas, SMF, Penna, CMM. O SUS é universal, mas vivemos de cotas. Ciênc. saúde coletiva vol.18 n.1 Rio de Janeiro Jan. 2013.

______Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Segurança no ambiente hospitalar. Brasília: Secretaria de Assistência à Saúde, 1995.

Ueno LGS, Bobroff MCC, Martins JT, Machado RCBR, Linares PG, Gaspar SG. Occupational stress: stressors referred by the nursing team. J Nurs UFPE On Line. 2017;11(4):1632-8.

Medeiros DML. Motivação e satisfação na função pública: caso dos Açores. Açores, 2014. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Universidade dos Açores, 2014.

Daubermann DC, Tonete VLP. Qualidade de vida no trabalho do enfermeiro da Atenção Básica à Saúde. Acta Paul Enferm São Paulo. 2012;25(2):277-283.

Zanatta L. Prevalência da síndrome de burnout em profissionais da saúde de um hospital oncohematológico infantil, Rev Esc Enferm USP.2015:253-260.

Carreiro et. al. O processo de adoecimento mental no trabalhador da Estratégia de Saúde da Família, Rev Eletr Enf. 2013:146-155.

Rocha FP et al. Absenteísmo-doença entre profissionais de saúde de um hospital público estadual em São Paul. Rev Bras Med Trab. 2019;17(3):355-6.

Santos M, Almeida A. Profissionais de Saúde: principais Riscos e Fatores de Risco, eventuais Doenças Profissionais e Medidas de Proteção recomendadas. Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional on line.2016;2:28-52.

Balasteghin FSMM, Morrone LC, Silva-Junior JS. Absenteísmo-doença de curta duração entre operadores de telemarketing. Rev Bras Med Trab 2014;12(1):16-20.

Publicado

2022-03-22

Edição

Seção

Artigos Originais