COMPREENSÃO DA DOR DO RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO PELA EQUIPE DE SAÚDE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v11i2.5109

Resumen

Objetivo: verificar o conhecimento sobre a dor do recém-nascido pré-termo pela equipe de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Método: pesquisa descritiva, qualitativa realizada entre maio a novembro de 2019, com 15 profissionais de saúde assistenciais. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada, analisada mediante técnica de análise de conteúdo. Resultados: construíram-se quatro categorias temáticas: conhecimento sobre a dor do prematuro, conhecimento de situações produtoras de dor no prematuro, conhecimento adquirido sobre os métodos de avaliação e tratamento da dor, trabalho multiprofissional e a dor do prematuro. Conclusão: evidenciou-se que apesar da equipe multiprofissional reconhecer a dor do recém-nascido pré-termo, os meios utilizados para a identificação são realizados de forma fragmentada e não sistematizada, baseada no empirismo. Destaca-se a importância de capacitação da equipe no uso de escalas visando a implementação na prática para proporcionar cuidado de excelência, de qualidade e humanizado.

Biografía del autor/a

Maria Clara Araújo Figueiredo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira.

Maria Paula Custódio Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Residência de Enfermagem em Neonatologia. Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda em Atenção à Saúde.

Nylze Helena Guillarducci Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Residência de Enfermagem em Neonatologia. Mestranda em Atenção à Saúde.

Ana Paula Silva Fialho, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Responsável técnica da Unidade de Terapia Intensiva e Neonatal do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Citas

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Publicado

2022-10-31

Número

Sección

Artigos Originais