Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica

Autores

  • Sandro Luis da Silva Universidade Federal de São Paulo, Unifesp

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1076

Resumo

O tema educação e novas tecnologias tem despertado cada vez mais o olhar dos estudiosos. Neste artigo, propomos uma reflexão  sobre o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, considerando a formação docente e a prática pedagógica do professor em sala de aula. Para atingir esse objetivo, trazemos isso, algumas considerações sobre um estudo qualitativo (ainda em desenvolvimento) com professores da escola pública de uma cidade da grande São Paulo. Para as reflexões aqui apresentadas, pautamo-nos em  Pinheiro (2007), Marcuschi (2004), Harvey (1992) e Goergen (2005), Moran (2012), Silva (2012) e Freitas (2009) em relação às novas tecnologias. Quanto à leitura, buscamos apoio em Marcuschi (2005 e 2012) e em Lajolo (1993). Constatou-se que ainda há certa resistência dos professores em inserir novas estratégias de ensino valendo-se dos recursos oferecidos pelas novas tecnologias por falta de uma formação adequada, seja inicial, seja continuada, embora elas já comecem a fazer parte do cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Sandro Luis da Silva, Universidade Federal de São Paulo, Unifesp

Professor Adjunto de Língua Portuguesa e Ensino no Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo.

Doutor em Língua Portuguesa pela PUC/SP

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Publicado

2016-12-23

Como Citar

SILVA, S. L. da. Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica. Revista InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/ri.v9i1.1076. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1076. Acesso em: 4 nov. 2024.