Reflexões sobre o desafio das novas tecnologias na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1076Resumo
O tema educação e novas tecnologias tem despertado cada vez mais o olhar dos estudiosos. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, considerando a formação docente e a prática pedagógica do professor em sala de aula. Para atingir esse objetivo, trazemos isso, algumas considerações sobre um estudo qualitativo (ainda em desenvolvimento) com professores da escola pública de uma cidade da grande São Paulo. Para as reflexões aqui apresentadas, pautamo-nos em Pinheiro (2007), Marcuschi (2004), Harvey (1992) e Goergen (2005), Moran (2012), Silva (2012) e Freitas (2009) em relação às novas tecnologias. Quanto à leitura, buscamos apoio em Marcuschi (2005 e 2012) e em Lajolo (1993). Constatou-se que ainda há certa resistência dos professores em inserir novas estratégias de ensino valendo-se dos recursos oferecidos pelas novas tecnologias por falta de uma formação adequada, seja inicial, seja continuada, embora elas já comecem a fazer parte do cotidiano escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/