UMA ANÁLISE DA FELICIDADE SOB OS MODOS DE OPERAÇÃO DA IDEOLOGIA CAPITALISTA NAS PROPAGANDAS DE TV A CABO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v8i2.1125Resumo
Como se sabe a felicidade tem sido um dos maiores objetivos da humanidade há muito tempo. Neste sentido, este trabalho visa discutir, à luz da Analise do Discurso, de que maneira a mídia exerce influência na construção do conceito de felicidade na sociedade contemporânea. Assim, objetiva-se apontar quais os aspectos mais comuns nas propagandas das TV a cabo para evidenciar o quanto é necessário às pessoas terem uma TV por assinatura para serem felizes. Como metodologia será utilizada a pesquisa bibliográfica com o apoio e autores como Helena Brandão (2004), Eni Orlandi (2005), Viviane Resende; Viviane Ramalho (2011), entre outros. Far-se-á também análise de conteúdo que se situará na investigação dos operadores ideólogos das propagandas da Claro TV e da SKY, conforme a concepção de Jonh Thompson (2011). Finalmente, pontua-se que a felicidade não é um produto, ou um fetiche e sim uma condição, em muitos casos, breve, com isso não poderá ser obtida com determinado produto.
Palavras-chave: Felicidade. Operadores Ideológicos. Análise de Discurso.
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