A ILUSTRAÇÃO NO LIVRO INFANTIL: MULTIPLICIDADE DE SENTIDOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v8i2.1284Resumo
Resumo: A ilustração se configura como elemento recorrente nos livros destinados, sobretudo, ao público infantil e a sua associação ao texto verbal pode apresentar várias funções, além de ornamentar o texto verbal, elas acrescentam informações e ampliam a compreensão do leitor. O presente artigo expõe uma análise das ilustrações de três livros escritos por Walcyr Carrasco: A ararinha do bico torto (2010a), Meus dois pais (2010b) e Pituxa a vira-lata (2010c) e ilustrados respectivamente por Simone Matias, Alberto de Stefano e Laurent Cardon. Nestes livros o texto verbal e o imagético comungam o mesmo espaço e a leitura de ambos ocorre simultaneamente. As teorias de análise de imagens propostas por Camargo (2010), Fittipaldi (2008) e Joly (1996) compõem o referencial teórico utilizado neste estudo cujo objetivo é apresentar a relação existente entre o texto verbal e o imagético e como este interfere na construção do sentido geral da obra literária.
Palavras chaves: literatura infantil; ilustração; texto verbal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/