USOS DIALETAIS E PRECONCEITO LINGUÍSTICO NA TELENOVELA “JOIA RARA”
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1394Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma análise da personagem Zefinha da telenovela “Joia Rara” (2013), a partir de seus usos dialetais, de estereótipos e do preconceito linguístico perceptíveis na trama. Como aportes teóricos, são utilizados os conceitos de preconceito, a partir de Crochík (1995) e de preconceito linguístico, com base em Bagno (2006). Como consideração final reforça-se a ideia de que a telenovela, ao caracterizar essa variação linguística em casos isolados e ao trazer para a esfera pública algumas características mais marcantes do dialeto em questão, reforça o preconceito que pesa sobre este, já que o classifica como uma minoria inferior inserida na sociedade, considerada modelo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/