Do grotesco: etimologia e conceituação estética.
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1539Resumo
Resumo: O presente artigo objetiva depreender a estrutura da estética grotesca, abordando-a sob uma dupla perspectiva: uma perspectiva genealógica, que dará conta dos fatores linguísticos e extralinguísticos que determinaram a primeira conceituação do grotesco, num momento histórico preciso, e uma perspectiva que compreenderá a trajetória do conceito, sua gradativa expansão no campo artístico, destacando as diferentes significações que lhe foram atribuídas ao longo dos séculos, até a sua configuração como um vasto e complexo domínio conceitual. Entretanto, deve-se ressaltar que neste trabalho, a análise da expansão conceitual do grotesco limita-se ao espaço de tempo que abrange a época do surgimento do conceito até o advento do romantismo francês. As épocas de efervescência ou latência do conceito serão assinaladas, assim como seus diferentes percursos, em vários países, apontando também as circunstâncias que conduziram à sua cisão em duas noções distintas: uma trágica e outra cômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/