A APLICABILIDADE DE TEXTOS AUTÊNTICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM CRÍTICA-REFLEXIVA NO CONTEXTO PÚBLICO DE ENSINO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v9i1.1629Resumo
Este estudo, parte do pressuposto de que ensinar uma língua vai além das classificações gramaticais de que essa se constitui. Assim, no intuito de propiciar aos alunos, de um contexto público de ensino, uma aprendizagem mais significativa, propõe-se aqui uma metodologia diferenciada no ensino da língua inglesa, a partir do uso de textos autênticos (originais, do contexto real), na intenção de construir oportunidades de desenvolver a habilidade de leitura e a capacidade discursiva diante dos significados atribuídos aos textos, motivando o senso crítico-reflexivo dos aprendizes. Para tanto, o suporte teórico adotado, está vinculado às questões de leitura e criticidade, tendo por base os estudos de Freire (1989), Rajagopalan (2003), Lima (2009), Liberali (2009), Marcuschi (2010), dentre outros especialistas, os quais fundamentam a pesquisa. Acredita-se, portanto, que a metodologia adotada se destaca no desenvolver da leitura e da habilidade crítica-discursiva dos indivíduos, além de contribuir, possivelmente, para a sua formação social, política e ideológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/