Resenha

Autores

  • Alex dos Santos Guimarães Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Danielly Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Diego Raian Aguiar Pinto Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i2.1850

Resumo

ALMEIDA, Júlia Lopes de. Eles e Elas: Crônicas da Belle Époque Carioca de Júlia Lopes de Almeida. MOREIRA, Nadilza Martins Barros de. (ORG). 3. Ed. João Pessoa: EDUFPB, 2015.

Biografia do Autor

Alex dos Santos Guimarães, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - (2006), Especialização em Teoria e História Literária (UESB) - (2009) e mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João Del-Rei - MG (UFSJ). Atualmente é Coordenador do Curso de Pós-Graduação latu sensu em "Práticas Docentes Interdisciplinares", além de coordenar o Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE) - CNPQ, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão. Professor Substituo de Pesquisa e Laboratório de Ensino de História da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VI, Caetité - BA. As pesquisas que desenvolve respeitam ao entendimento das relações entre a Literatura, a História e a Memória da produção literária empreendida por mulheres no século XIX e início do XX, abordando especialmente a obra de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934), por meio de processos discursivos - históricos e sociais - alicerçados na História das Mulheres e nas relações de gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, cultura, gênero, identidade, corpo, imaginário, escritas de si e invenções de subjetividades.

Danielly Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduanda do 5º semestre do curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UNEB. Bolsista de Iniciação Científica

Diego Raian Aguiar Pinto, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduando do 7º semestre do curso de Licenciatura em História pela UNEB

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

GUIMARÃES, A. dos S.; DOS SANTOS, D. P.; PINTO, D. R. A. Resenha. InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.18554/ri.v9i2.1850. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1850. Acesso em: 29 mar. 2024.