ALÇAMENTO DAS VOGAIS PRETÔNICAS /e/ E /o/: EVIDÊNCIAS DA MODALIDADE ORAL NO TEXTO ESCRITO

Autores

  • Marcus Garcia de Sene Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCLAr

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v9i2.1856

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apontar as evidências da modalidade oral no texto escrito. Para isso, analisamos as ocorrências dos alçamentos nas vogais pretônica /e/ e /o/, fenômeno frequente na modalidade oral. O corpus foi constituído de 70 redações escolares, coletadas no âmbito do projeto Ensino de Português e a Relação Oralidade Escrita. O público alvo foram alunos do 6º ano de duas escolas públicas de Uberaba/MG, sendo uma de região periférica e outra de região central.  Por meio deste trabalho, foi possível verificar que é incontestável a relação entre oralidade e escrita, posto que o fenômeno selecionado para análise é frequente na fala dos alunos, conforme demonstraram outros trabalhos, e o mesmo foi encontrado diversas vezes ao longo do corpus. 

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Publicado

2017-03-28

Como Citar

GARCIA DE SENE, M. ALÇAMENTO DAS VOGAIS PRETÔNICAS /e/ E /o/: EVIDÊNCIAS DA MODALIDADE ORAL NO TEXTO ESCRITO. Revista InterteXto, Uberaba, v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.18554/ri.v9i2.1856. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/1856. Acesso em: 23 nov. 2024.