O aspeamento em respostas de questão interpretativa-argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v4i01.193Resumo
Subsidiado nos pressupostos da linguística textual e enunciativa, este estudo tem por objetivo identificar as funções do aspeamento no gênero resposta de questão interpretativa-argumentativa, verificando em que situação, por que ele ocorre e como se constitui, por conseguinte, em uma forma de heterogeneidade mostrada. Para isso, toma-se como corpus de análise textos de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular, produzidos a partir da leitura do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto e da música Todo Carnaval Tem Seu Fim, de Los Hermanos. O estudo aponta que o aspeamento não é neutro, visto que permite perceber a polifonia de enunciadores utilizada para a elaboração da argumentação. Isso possibilita a visualização de uma intertextualidade explícita imprescindível para a coerência textual marcada pelo dialogismo ou “dialogização interna do discurso” que se formula pelo discurso da música nas situações interpretativas-argumentativas expostas, evidenciando a heterogeneidade mostrada. Consequentemente, é perceptível que respostas que não trazem o aspeamento como recurso gráfico, não causam o mesmo efeito de sentido que as outras.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/