O aspeamento em respostas de questão interpretativa-argumentativa

Autores

  • Ana Maria da Silva UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v4i01.193

Resumo

Subsidiado nos pressupostos da linguística textual e enunciativa, este estudo tem por objetivo identificar as funções do aspeamento no gênero resposta de questão interpretativa-argumentativa, verificando em que situação,  por que ele ocorre e como se constitui, por conseguinte, em uma forma de heterogeneidade mostrada. Para isso, toma-se como corpus de análise textos de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola particular, produzidos a partir da leitura do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto e da música Todo Carnaval Tem Seu Fim, de Los Hermanos. O estudo aponta que o aspeamento não é neutro, visto que permite perceber a polifonia de enunciadores utilizada para a elaboração da argumentação. Isso possibilita a visualização de uma intertextualidade explícita imprescindível para a coerência textual marcada pelo dialogismo ou “dialogização interna do discurso” que se formula pelo discurso da música nas situações interpretativas-argumentativas expostas, evidenciando a heterogeneidade mostrada. Consequentemente, é perceptível que respostas que não trazem o aspeamento como recurso gráfico, não causam o mesmo efeito de sentido que as outras.

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Publicado

2012-03-05

Como Citar

DA SILVA, A. M. O aspeamento em respostas de questão interpretativa-argumentativa. Revista InterteXto, Uberaba, v. 4, n. 01, 2012. DOI: 10.18554/ri.v4i01.193. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/193. Acesso em: 5 nov. 2024.