Ana Karênina: A Corrida de cavalos na versão cinematográfica de 1935
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v10i1.1931Resumo
Este presente estudo tem como objetivo estudar as relações estabelecidas entre o romance Ana Karênina, de Liev Tolstói e sua adaptação fílmica de 1935, dirigida por Clarence Brown. Analisaremos um episódio do livro, que é a corrida de cavalos, e na qual nosso foco será entender o destaque dado à personagem interpretada pela atriz Greta Garbo no filme, apesar de o livro ter outras personagens importantes também. Procuraremos demonstrar que o objetivo do diretor Clarence Brown era mostrar Garbo e não o romance de Tolstói. Mostraremos as técnicas que o diretor selecionou para focar somente em Ana, fazendo uma condensação de cenas, personagens e diálogos, tudo para dar destaque à Garbo, mostrando todo o melodrama que era a vida da protagonista de Tolstói. Utilizou-se das contribuições de vários estudiosos das relações entre o cinema e a literatura, como Makoveeva (2001), Diniz (2005) e Stam (2006).
PALAVRAS-CHAVE: Ana Karênina; adaptação fílmica; técnicas; melodrama
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/