ANÁLISE SISTÊMICO-FUNCIONAL SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v11i01.2762Resumo
A Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Matthiessen, 2004; 2014) parte do princípio de que a língua é um sistema de escolhas e evidencia como essas escolhas são usadas na construção de uma oração como forma de interação. Além disso, a partir das metafunções da linguagem (textual, ideacional e interpessoal), é possível compreender e descrever os componentes linguísticos sob esses três diferentes níveis. Para isso, descrevemos e analisamos as circunstâncias de ângulo, conforme os preceitos da LSF, em textos sobre essa temática, com subsídios da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004; 2009), verificamos tanto a recorrência como a coocorrência das circunstâncias de ângulo, utilizando o programa WordSmith Tools (SCOTT, 2015) bem como suas ferramentas. Por fim, o trabalho visou colaborar para o letramento em Língua Portuguesa, a partir das teorias supracitadas, despertando o olhar acadêmico para uma análise semântico-discursiva dos elementos que formam uma oração, a fim da identificação das circunstâncias de ângulo e de como o produtor do texto se relaciona, com seus interlocutores, para a construção de uma avaliação sobre o tema.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; Circunstâncias de ângulo; Linguística Sistêmico-Funcional.
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