INTERAÇÕES COMUNICACIONAIS DE SHELDON COOPER NA VERSÃO DUBLADA DO EPISÓDIO PILOTO DA SÉRIE “BIG BANG: A TEORIA”: ANÁLISE CONFORME A TEORIA DA RELEVÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v12i1.3060Resumo
Analisamos neste artigo os processos ostensivo-inferenciais em interações comunicacionais da personagem Sheldon Cooper na versão dublada do episódio piloto da Série “Big Bang: a Teoria” a partir do ponto de vista da teoria da relevância de Sperber e Wilson (1995). Para dar conta desse objetivo, aplicando o mecanismo de compreensão orientada pela noção de relevância, encaixamos os enunciados das personagens em formas lógicas e desenvolvemos as respectivas explicaturas e implicaturas sempre que necessário. Os resultados sugerem pistas de expertise em relações sociais dissonantes das características que definem a personagem no decorrer da série como alguém com graves problemas de empatia, arrogância intelectual, intolerância à ignorância intelectual alheia e parca compreensão de ironias e sarcasmos.
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