UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA TRANSITIVIDADE NUMA PERSPECTIVA SINTÁTICO-SEMÂNTICA E DISCURSIVA

Autores

  • Fabiana Pinto Moreira Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras. Pesquisadora do Grupo de Estudos Variacionistas (GEVAR), da UFTM, Diretório CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v11i01.3713

Resumo

Neste artigo, buscamos desenvolver propostas didáticas sobre o ensino da transitividade que possam subsidiar a prática reflexiva dos professores nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Para isso, discutimos a respeito do tratamento que é dado ao fenômeno da transitividade na tradição gramatical e em alguns estudos linguísticos (NEVES, 2007). Por fim,  apresentamos atividades que seguem o viés sintático-semântico e discursivo que acreditamos ser indispensável para o ensino da transitividade na Educação Básica.

Biografia do Autor

Fabiana Pinto Moreira, Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras. Pesquisadora do Grupo de Estudos Variacionistas (GEVAR), da UFTM, Diretório CNPq.

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras. Pesquisadora do Grupo de Estudos Variacionistas (GEVAR), da UFTM, Diretório CNPq.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

MOREIRA, F. P. UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DA TRANSITIVIDADE NUMA PERSPECTIVA SINTÁTICO-SEMÂNTICA E DISCURSIVA. Revista InterteXto, Uberaba, v. 11, n. 01, p. 112–129, 2019. DOI: 10.18554/ri.v11i01.3713. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3713. Acesso em: 23 dez. 2024.