PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SUJEITO GLOBAL E CONSUMIDOR DE CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v12i2.3769Resumo
Este artigo apresenta uma análise de produções acadêmicas e documentos oficiais que abordam a formação do professor de língua portuguesa visando estabelecer relação entre os discursos dessas produções e a constituição desse profissional como um sujeito ineficiente, e desatualizado. A tese defendida é a de que essa constituição atende a demandas vigentes da sociedade atual, globalizada e neoliberal. Para tanto, apresenta-se, em um primeiro momento, a reflexão sobre os contextos de produção dos discursos acerca da formação de professores. O recorte temporal dessa reflexão engloba o período de 1980 a 2000 e o que se busca mostrar é como o discurso sobre o fracasso da escola foi sendo construído a partir de uma ótica de atendimento às demandas sociais e econômicas. Em seguida, analisa-se a construção do sujeito professor nas produções acadêmicas (artigos e dissertações). Nessa etapa, o foco das análises recai sobre o que se diz das práticas, dos saberes ou não dos professores de língua portuguesa. A conclusão aponta para a existência de uma mudança não apenas na condução das políticas de formação, mas também na construção de novas formas de ocupar a posição professor, uma vez que as ações formativas constituem esse sujeito e suas práticas pedagógicas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/