FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS: EFEITOS DE SENTIDO DO BOATO NO CIBERESPAÇO
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v12i2.3776Resumo
O objetivo deste artigo é discutir e analisar as fake news enquanto prática discursiva digital, o que nos trouxe o desafio de pensar discursivamente sobre a ilusão de um sujeito-autor de fake news que busca produzir e fazer circular um efeito-verdade de uma notícia e se coloca como fonte e origem de um dizer. Para tanto, buscamos na Análise do discurso pecheuxtiana o embasamento para abordar a linguagem na sua relação contraditória com a história e a ideologia, particularmente aproximando e deslocando os conceitos de boato e memória, por meio de análises acerca dos processos de formulação e circulação das fake news pelo aparato digital. No/pelo movimento de análise acerca de uma notícia falsa a respeito de um suposto beneficiamento financeiro que a cantora Pabllo Vittar estaria recebendo da Lei Rouanet, observamos que os sentidos das fake news são produzidos a partir de uma tentativa de falseamento de posição no discurso, em que o sujeito “finge” se inscrever em uma formação discursiva com a qual não se identifica. Assim, compreendemos que o sentido da veracidade de um fato se desaloja e a falha irrompe tanto na produção de um efeito-texto (incompleto e lacunar) quanto nos pontos onde as palavras/imagens, na imbricação verbal e visual, faltam e abrem brechas para a produção do equívoco.
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