FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS: EFEITOS DE SENTIDO DO BOATO NO CIBERESPAÇO

Autores

  • Gustavo Haiden Lacerda Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.18554/ri.v12i2.3776

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir e analisar as fake news enquanto prática discursiva digital, o que nos trouxe o desafio de pensar discursivamente sobre a ilusão de um sujeito-autor de fake news que busca produzir e fazer circular um efeito-verdade de uma notícia e se coloca como fonte e origem de um dizer. Para tanto, buscamos na Análise do discurso pecheuxtiana o embasamento para abordar a linguagem na sua relação contraditória com a história e a ideologia, particularmente aproximando e deslocando os conceitos de boato e memória, por meio de análises acerca dos processos de formulação e circulação das fake news pelo aparato digital. No/pelo movimento de análise acerca de uma notícia falsa a respeito de um suposto beneficiamento financeiro que a cantora Pabllo Vittar estaria recebendo da Lei Rouanet, observamos que os sentidos das fake news são produzidos a partir de uma tentativa de falseamento de posição no discurso, em que o sujeito “finge” se inscrever em uma formação discursiva com a qual não se identifica. Assim, compreendemos que o sentido da veracidade de um fato se desaloja e a falha irrompe tanto na produção de um efeito-texto (incompleto e lacunar) quanto nos pontos  onde as palavras/imagens, na imbricação verbal e visual, faltam e abrem brechas para a produção do equívoco.

Biografia do Autor

  • Gustavo Haiden Lacerda, Universidade Estadual de Maringá
    Graduando do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Luciana Cristina Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá
    Doutora em Linguística Aplicada (Unicamp) e professora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

FAKE NEWS NAS REDES SOCIAIS: EFEITOS DE SENTIDO DO BOATO NO CIBERESPAÇO. Revista InterteXto, Uberaba, v. 12, n. 2, p. p.46–61, 2020. DOI: 10.18554/ri.v12i2.3776. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/3776. Acesso em: 15 maio. 2025.