RELIGIÃO E REPRESENTAÇÃO FEMININA: UMA ANÁLISE EM EXÍGUAS DE OSVALDO CHAVES

Autores

  • Priscila Magalhães Pereira Universidade Federal do Ceará.
  • Mary Nascimento da Silva Leitão Universidade Federal do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5084

Resumo

O presente ensaio objetiva identificar a presença do modelo de mulher estabelecido pela Religião Católica Romana nos poemas “Gênesis” (1942), “Antigênesis” (1942) e “O Sino de Aparecida” (1946), do escritor cearense Osvaldo Chaves, contidos em seu livro Exíguas (2016), e discorrer sobre a perspectiva que se estabelece acerca do referido tema em textos da atualidade. Para tanto, dissertou-se a respeito da ideia de feminilidade fixada pela Igreja Católica no imaginário dos sujeitos ao longo dos anos, subsidiada teoricamente por Lemos (2007), Perrot (2007), Robles (2019) e outros. Assim, trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa que permitiu concluir que, nos poemas intitulados acima, Chaves representa a mulher a partir do modelo estabelecido pela Religião Católica Romana quanto à: submissão da mulher ao homem; figura feminina associada ao pecado e à procriação; maternidade e virgindade feminina. Tal conclusão confirma a hipótese inicial do trabalho.

Biografia do Autor

Priscila Magalhães Pereira, Universidade Federal do Ceará.

Mestra em Letras pela Universidade Federal do Ceará.

Mary Nascimento da Silva Leitão, Universidade Federal do Ceará.

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará com área de concentração em Literatura Comparada. Mestre em Letras pela mesma universidade. Graduada em Letras com habilitação em Português e Literatura também pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos de Residualidade Literária e Cultural (GERLIC - UFC). Membro do grupo de performance poética CONVERSO.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

PEREIRA, P. M.; LEITÃO, M. N. da S. RELIGIÃO E REPRESENTAÇÃO FEMININA: UMA ANÁLISE EM EXÍGUAS DE OSVALDO CHAVES. InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.154–171, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5084. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5084. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS VOLUME TEMÁTICO: "Questões de gênero/sexo na linguística e na literatura"