CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5518Palavras-chave:
Educação, Formação de ProfessoresResumo
A educação, no seu primeiro significado encontrado em dicionários, não aparece nos textos de Karl Marx. Em obras como Manifesto Comunista (1848), o Capital (1867), o teórico analisa a condição do homem na sociedade capitalista em plena Revolução Industrial e ali aponta a educação como um dos caminhos para a melhoria das condições de vida e alcance, pelos proletariados, da emancipação. A partir dos textos marxianos e da leitura de autores marxistas revela-se a contribuição do filósofo para a educação. A leitura que István Mészaros faz de Marx, permite elaborar que “o significado real da educação, digno de seu preceito, é fazer os indivíduos viverem positivamente à altura dos desafios das condições sociais historicamente em transformação - das quais são também produtores mesmo sob as circunstâncias mais difíceis”. Dentre as transformações pregadas por Marx, a de maior impacto é a educação omnilateral, ou seja, uma educação capaz de desenvolver integralmente todas as potencialidades do homem. A combinação da educação intelectual com a produção material, da instrução com os exercícios físicos e estes com o trabalho produtivo, viabiliza viver em sociedade e o pleno desenvolvimento de suas capacidadesReferências
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