CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v13i2.5518

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores

Resumo

A educação, no seu primeiro significado encontrado em dicionários, não aparece nos textos de Karl Marx. Em obras como Manifesto Comunista (1848), o Capital (1867), o teórico analisa a condição do homem na sociedade capitalista em plena Revolução Industrial e ali aponta a educação como um dos caminhos para a melhoria das condições de vida e alcance, pelos proletariados, da emancipação. A partir dos textos marxianos e da leitura de autores marxistas revela-se a contribuição do filósofo para a educação. A leitura que István Mészaros faz de Marx, permite elaborar que “o significado real da educação, digno de seu preceito, é fazer os indivíduos viverem positivamente à altura dos desafios das condições sociais historicamente em transformação - das quais são também produtores mesmo sob as circunstâncias mais difíceis”. Dentre as transformações pregadas por Marx, a de maior impacto é a educação omnilateral, ou seja, uma educação capaz de desenvolver integralmente todas as potencialidades do homem. A combinação da educação intelectual com a produção material, da instrução com os exercícios físicos e estes com o trabalho produtivo, viabiliza viver em sociedade e o pleno desenvolvimento de suas capacidades

Biografia do Autor

Ana Paula Vilela Cardoso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

Graduação em Direito pela Universidade de Uberaba (1997). Especialista em Direito Processual, pela Universidade de Uberaba (2006). Servidora Pública Federal, atuando como secretária do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - PROFLETRAS DA UFTM. Membro do Colegiado do Programa de Mestrado Profissional em Letras. Membro - técnico - do grupo de pesquisa GPELLP - Educação, Linguagens e língua portuguesa certificado junto ao CNPq. Editora Assistente da Revista Intertexto da UFTM

Referências

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Dicionário escolar da Língua Portuguesa. 2.ed., São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008

BRANDÃO, C. R. O que é educação – Coleção Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 2007

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999

HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções. 43ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019

HUBERMAN. L. A história da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985

LOMBARDI, J. C. Algumas questões sobre educação e ensino em Marx e Engels. Revista HISTEDBR On-line, v. 11, n. 41e, p. 347-366, 11.

_______________ Textos sobre Educação e Ensino / Karl Marx e Friedrich Engels. Campinas, SP: Navegando, 2011

LOMBARDI, J.C.; SAVIANI, D. (orgs). Marxismo e Educação. Debates contemporâneos. Campinas/SP: Autores Associados, 2017

MANACORDA, M. A. Marx e a Pedagogia Moderna. Campinas/SP: Alínea, 2017.

MARX, K. O Capital - Crítica da economia política - Volume I. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. São Paulo: Instituto José Luis e Rosa Sundermann. 2003.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008

PILETTI, C.; PILETTI, N. Filosofia e história da educação. São Paulo: Ática, 1985

ROUSSEAU, J.J. Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie. Porto Alegre: Editora Paraula, [19--?]

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012

SAVIANI, D.; DUARTE, N. (orgs.) Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012

SAVIANI, D., LUCERNA, C., ARAÚJO, J.C.S.. CASSIN, M. Marxismo e educação: debates contemporâneos. Amazon eBook Kindle.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Como Citar

VILELA CARDOSO, A. P. CONTRIBUIÇÕES DE KARL MARX PARA A EDUCAÇÃO. Revista InterteXto, Uberaba, v. 13, n. 2, p. p.346–357, 2021. DOI: 10.18554/it.v13i2.5518. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5518. Acesso em: 23 nov. 2024.