PROJETO DE EXTENSÃO “CONTOS DE MITOLOGIA” E ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES: UMA PROFÍCUA PARCERIA

Autores

  • Fernanda Cunha Sousa Universidade Federal de Juiz de Fora http://orcid.org/0000-0001-5730-2307
  • Vanessa dos Santos Novais Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.5643

Palavras-chave:

Contação de histórias, Estudos Clássicos, Formação docente

Resumo

Este artigo pretende apresentar o projeto de extensão Contos de Mitologia, que atualmente leva histórias adaptadas das Metamorfoses, do poeta latino Ovídio, para estudantes do quinto ano do ensino fundamental, e tem como objetivo despertar nessas crianças o gosto pela experiência da narrativa e da leitura, além de divulgar os Estudos Clássicos, como alguns elementos da língua latina, e aprimorar a formação acadêmica dos bolsistas participantes. Neste trabalho, nosso foco será a recuperação da história do projeto desde seu início até o presente momento, demonstrando suas principais fundamentações teóricas, objetivos, alguns dos materiais elaborados e resultados já alcançados, com destaque para a relação estabelecida com a escola parceira atual e a experiência formativa desta produtiva parceria para os membros do projeto. A partir dessa vivência, defenderemos a extensão universitária como forma eficaz para a sempre necessária aproximação entre universidade e sociedade, em especial entre cursos de licenciatura e escola básica.

Biografia do Autor

Fernanda Cunha Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Faculdade de Letras, Departamento de Letras, área de Latim

Vanessa dos Santos Novais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), especialização em Problemas no desempenho escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2009); Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Participante do Grupo de Pesquisa Interinstitucional "Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação" (UFRGS/CNPq); Grupo de Pesquisa "História e memória das políticas educacionais no território fluminense" (Uerj/CNPq). Atualmente é Professora Regente da Prefeitura de Juiz de Fora, com atuação na educação básica.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

CAVALLO, G.; FEDELI, P.; GIARDINA, A. O espaço literário da Roma antiga. volume 1 – A produção do texto. Belo Horizonte: Tessitura, 2010.

DELGADO, B.; EVANGELISTA, D.; NASCIMENTO, J.; DADALTI, L.; VEIGA, M. S.; SOUSA, F. C. Contos de mitologia: uma proposta de diálogo entre a formação acadêmica e a extensão através da contação de histórias. Rónai, v. 2, p. 150-165, 2014.

MIRANDA, L. M.; AZEVEDO, B. D.; SOUSA, F. C. Sequências didáticas na contação de mitos ovidianos. In: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF, 2017, Juiz de Fora. Dossiê: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF, 2016. v. 04. p. 79-88.

OVÍDIO. Metamorfoses. Tradução e introdução de Paulo Farmhouse Alberto. 2ª ed. Lisboa: Cotovia, 2007.

PINTO, Neiva Ferreira. Memorial defendido como requisito parcial para obtenção de título de Professor Titular. Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2015 (Inédito).

Resolução nº 04/2018 do Conselho Setorial de Extensão e Cultura (CONEXC) da UFJF. Disponível em: www2.ufjf.br/proex/conexc/resolucoes/. Acesso em jul. 2020.

RODRIGUES, T. F.; SOUSA, F. C. Universidade: escola para a sociedade: um relato sobre experiências de pesquisa e extensão. Phaos (UNICAMP), v. 13, p. 135-150, 2015.

SANTOS, Joel Rufino dos. Quem ama literatura não estuda literatura – ensaios indisciplinados. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

SOUSA, F. C.; SILVA, Bárbara Gonçalves da.; BELLI, Isadora de Souza; ARAÚJO, Luiza Diniz; SILVA, Pablo de Moraes Moreira da. Dos Aedos ao Twitter: escola e divulgação científica em tempos de pandemia. OS ESTUDOS CLÁSSICOS NA PANDEMIA. Disponível em: https://www.classica.org.br/informativo/view?TIPO=&ID_INFORMATIVO=35. Acesso em jun. 2021.

SOUSA, F. C.; RODRIGUES, T. F. Contos de mitologia: a extensão universitária como forma de compartilhamento do saber. In: XIII Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária, 2015, Havana. Caderno de anais do XIII Congresso Latino-Americano de Extensão Universitária. Havana: Editora da universidade de Havana, 2015. v. 01. p. 01-15.

TEODORO, J.; NERY, R.; MOURA, J. C.; RODRIGUES, T. F.; SOUSA, F. C. Experiências de extensão: a Literatura Clássica como forma de unir a sociedade à Universidade. Rónai, v. 2, p. 165-185, 2014.

TIAGO, V. M.; SOUSA, F. C.; RODRIGUES, J. A. M. Metamorfoses: a transformação dos mitos e o ato de (re)contar histórias. In: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF, 2017, Juiz de Fora. Dossiê: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF, 2016. v. 4. p. 71-78.

VEIGA, M. S.; AZEVEDO, B. D.; BELLI, I. S.; SOUSA, F. C. Extensão Universitária e Formação de Professores: um intercâmbio enriquecedor de conhecimento entre escola e universidade. In: XXV Semana de Estudos Clássicos da UFJF, 2018, Juiz de Fora. Dossiê: XXV Semana de Estudos Clássicos da UFJF, 2019. v. 01. p. 51-60.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

SOUSA, F. C.; NOVAIS, V. dos S. PROJETO DE EXTENSÃO “CONTOS DE MITOLOGIA” E ESCOLA MUNICIPAL TANCREDO NEVES: UMA PROFÍCUA PARCERIA. InterteXto, Uberaba, v. 14, n. Especial, p. 44–67, 2021. DOI: 10.18554/it.v14iEspecial.5643. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/5643. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

ARTIGOS DOSSIÊ "Um panorama do estudo do latim no Brasil"