GRAFIAS NÃO CONVENCIONAIS DE VOGAIS PRETÔNICAS POR ESCREVENTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PONTA GROSSA (PR)

Autores

  • Márcia Cristina do Carmo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Jheniffer Amanda Dias Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Tayná Maria Coelho Bugai Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v17i1.6550

Resumo

Este trabalho objetiva analisar grafias não convencionais de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas públicas estaduais do município paranaense de Ponta Grossa. Especificamente, são investigadas as trocas gráficas em contexto pretônico entre as vogais <e> e <i>, como em “filiz” (para “feliz”) e “entestino” (para “intestino”); bem como entre os grafemas <o> e <u>, como em “muleque” (para “moleque”) e “molheres” (para “mulheres”). Desse modo, relacionam-se essas grafias não convencionais ao fenômeno fonético-fonológico variável denominado alçamento vocálico, em que as vogais médias-altas /e/ e /o/ são pronunciadas, respectivamente, como as altas [i] e [u], como em “p[i]dido” e “g[u]rdura”. Como fundamentação teórica, segue-se o Modo heterogêneo de constituição da escrita (CORRÊA, 2004) e as classificações de grafias não convencionais apresentadas por Cagliari (1998) e Simões (2006). O corpus desta pesquisa é constituído de 203 produções textuais do banco de dados de Mendes (2013). Como resultados gerais, foram encontradas 49 ocorrências de grafias não convencionais de vogais pretônicas, sendo 49% classificadas como casos de transcrição/escrita fonética, enquanto 51%, como ocorrências de hipercorreção/regularização sistêmica (CAGLIARI, 1998; SIMÕES, 2006). Nesses casos, verificam-se indícios, respectivamente, do primeiro e do segundo eixos de circulação do escrevente por práticas sociais do oral/falado e do letrado/escrito: (i) o modo de constituição da escrita em sua gênese; e (ii) a apropriação da escrita em seu estatuto de código institucionalizado (CORRÊA, 2004).

 

Biografia do Autor

  • Jheniffer Amanda Dias, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Licenciada em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2021. Mestra em Letras pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na área de Estudos Linguísticos, 2023. Tem interesse nas áreas de Fonética, Fonologia e Variação e Mudança.

  • Tayná Maria Coelho Bugai, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

    Mestra em Estudos da Linguagem (2021-2022) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGEL-UEPG) e Licenciada em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela mesma universidade (UEPG). Integrante do projeto de pesquisa "Variação fonético-fonológica no interior paulista" coordenado pela Profª. Drª. Márcia Cristina do Carmo. Tem interesse nas áreas de sociolinguística, fonética e fonologia e atitude linguística.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

GRAFIAS NÃO CONVENCIONAIS DE VOGAIS PRETÔNICAS POR ESCREVENTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PONTA GROSSA (PR). Revista InterteXto, Uberaba, v. 17, n. 00, 2024. DOI: 10.18554/it.v17i1.6550. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/6550. Acesso em: 12 maio. 2025.