ENTRE A MAGREZA E O SOBREPESO: DISCURSO, CORPO E SENTIDO SOBRE A MULHER EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/ri.v7i1.810Resumo
O presente artigo pretende discutir à luzda Análise de Discurso pecheutiana, os modos de construção discursiva da noçãode magreza e sobrepeso em anúncios publicitários de duas diferentes épocas: asdécadas de 50 e 90, a partir da análise deduas propagandas de produtos paraengordar e de uma propaganda de remédio para emagrecer que expõem o corpofeminino. Com base na Ad pecheutiana, pode-se afirmar que a ideia de magreza esobrepeso pauta-se numa construção discursiva que mobiliza noções de belezaconstruídas historicamente e que variam a depender do momento histórico ao qualestão atreladas. Como resultado, mostra-se que os sentidos de magreza esobrepeso deslizam metaforicamente e se relacionam com as diferentes condiçõesde produção dos discursos nas diferentes épocas em que as propagandas foramveiculadas.Downloads
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