Curso de ensino básico em Libras

Autores

  • Denise Ramos Pacheco Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Hugo Henrique Victorino Victório Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Maria Eduarda Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Maria Vitória Gilvan da Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Mariana Laura Dias Silva Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Monyk Dias Carneiro Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Vinícius Souza Mendes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Wytter Rodrigues Velasco Gomes Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Yasmin Barros Ferreira Braga Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Palavras-chave:

surdos, linguagem, conscientização

Resumo

Desde a antiguidade é observada a exclusão dos surdos de diversas formas, entretanto, na história, alguns nomes foram responsáveis em começar uma educação que abrangesse essa população. Algumas leis transformaram essa realidade  preconizando que o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) fosse instaurado em cursos de licenciatura e educação a distância. Desse modo, devido aos vários obstáculos encontrados pela comunidade surda,  objetivou-se neste curso o cunho educativo a fim de levar tópicos acerca desse assunto para a comunidade acadêmica. Através de aulas assíncronas e o momento síncrono com o relato de experiência foram abordados temas como a cultura surda, a Libras, graduações e tipos de surdez, bem como a importância da língua. Conclui-se que após esses momentos houve maior conscientização da comunidade acadêmica, adquiriu-se mais empatia em relação a esses  indivíduos, além do aprendizado de alguns sinais da linguagem que são tão importantes pro relacionamento interpessoal com essas pessoas. 

Referências

BERNARDINO, E. L. A. O uso de classificadores na língua de sinais brasileira. ReVEL, v. 10, n. 19, 2012.

BETH, M. All Ears: What is ear infection hearing loss? Starkey, 2017. Disponível em: https://www.starkey.com/blog/2017/05/Ear-infection-caused-hearing-loss. Acesso em: 26 de março de 2022.

BOTELHO, P. Segredos e silêncios na interpretação dos surdos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

BRASIL. Decreto Lei n. 339, de 22 de dezembro de 2005. Brasília, DF, 2005.

BRASIL. Lei 1.305 de 25 de Julho de 2014. Plano Nacional de Educação e dá Outras Providências. Ministério da Casa Civil, 2014.

BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e dá outras providências, 2002.

BROCHADO, S. M. D. A apropriação da escrita por crianças surdas usuárias da língua de sinais brasileira. 2003.

CARHART, R. An improved method for classifying audiograms. The Laryngoscope, v. 55, n. 11, p. 640-662, 1945.

CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA, Manual de procedimentos em audiometria tonal liminar, logoaudiometria e medidas de imitância acústica. Brasília: CFFa, 2013.

CROMACK, E. M. P. C. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação: atravessamentos e implicações sociais. Psicologia: ciência e profissão, v. 24, p. 68-77, 2004.

DECLARAÇÃO de Salamanca e linhas de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília, 1DF: CORDE, 1994.

DIREITO DE OUVIR. Hipotireoidismo pode causar zumbido. Direito de ouvir, 2016. Disponível em: https://www.direitodeouvir.com.br/blog/hipotireoidismo-causa-zumbido-no-ouvido#:~:text=Os%20mecanismos%20fisiopatol%C3%B3gicos%20da%20perda,o%20metabolismo%20de%20%C3%B3rg%C3%A3os%20envolvidos. Acesso em: 26 de março de 2022.

DIZEU, L. C. T. B.; CAPORALI, S. A. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito. Educação & Sociedade, v. 26, p. 583-597, 2005.

DORON, R.; PAROT, F.. Dicionário de Psicologia. São Paulo: Ática, 2001.

FELIPE, T. A. O Signo Gestual-Visual e sua Estrutura Frasal na Língua dos Sinais dos Centros Urbanos Brasileiros. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 1988.

FERNANDES, S.; MOREIRA, L. C. Políticas de educação bilíngue para surdos: o contexto brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 2, p. 51-69, 2014.

GOMES, M. Quais são os graus de perda auditiva?. Eauriz, [s.d.]. Disponível em: https://www.eauriz.com.br/graus-de-perda-auditiva/. Acesso em: 26 de março de 2022.

LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem os alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006.

LACERDA, C. B. F. Um pouco da história das diferentes abordagens na educação dos surdos. Cad. Cedes, v. 19, n. 46, set. 1998.

LACERDA, C.B.F. A inserção da criança surda em classe de crianças ouvintes: focalizando a organização do trabalho pedagógico. REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23, 2000, Caxambú. Anais... Caxambú: ANPED, 2000.

LEWIS, D. R; FILHO, C. O. A. Surdez no recém-nascido. Campos CAH, Costa HOO, organizadores. Tratado de otorrinolaringologia. São Paulo: Roca, p. 367-78, 2003.

LLOYD, L. L.; KAPLAN, H. Audiometric interpretation: a manual of basic audiometry. University Park Press, 1978.

LOPES, G. K. F. O uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem do surdo: libras em educação à distância. Revista virtual de cultura surda. Ed. n° 20. 2017

OVIEDO, A. Eduard Huet (1822?1882). Fundador de la educación pública para sordos en Brasil y México.Cultura sorda. Berlín, 2007.

PERLIN, G. T. A cultura surda e os intérpretes de língua de sinais (ILS). ETD: Educação Temática Digital, v. 7, n. 2, p. 136-147, 2006.

QUADROS, R. M. Situando as diferenças implicadas na educação de surdos: inclusão/exclusão. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 5, p. 81-111, 2003.

RECOMMENDATION, B. I. A. P. 02/1: Audiometric Classification of Hearing Impairments. October 26th, 1996.

ROWSON, K. E. K.; HINCHCLIFFE, R.; GAMBLE, D. R. A virological and epidemiological study of patients with acute hearing loss. The Lancet, v. 305, n. 7905, p. 471-473, 1975.

ROYAUX, I. E. et al. Pendrin, the protein encoded by the Pendred syndrome gene (PDS), is an apical porter of iodide in the thyroid and is regulated by thyroglobulin in FRTL-5 cells. Endocrinology, v. 141, n. 2, p. 839-845, 2000.

RUSSO, I. C. P. et al. A audição e o desenvolvimento da linguagem. Russo ICP, Santos TMM. Audiologia infantil. São Paulo: Cortez, p. 15-27, 1994.

SILMAN, S.; SILVERMAN, C. A. Basic audiologic testing. Silman S, Silverman CA. Auditory diagnosis: principles and applications. San Diego: Singular Publishing Group, p. 44-52, 1997.

STROBEL, K. L.. História da Educação dos surdos. Florianópolis, Licenciatura em Letras- LIBRAS na modalidade a distância – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

STROBEL, K. L. Surdos: Vestígios culturais não registrados na história. Florianópolis, Tese de Doutorado em Educação – UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.

SUPALLA, T. The classifier system in American Sign Language. In: CRAIG, Colette. (Ed.) Typological studies in language: noun classes and categorization. 7, 181-214. Amsterdam, Philadelphia: John Benjamin Publishing Company, 1986.

TAN, J.; SHEPHERD, R. K. Aminoglycoside-induced degeneration of adult spiral ganglion neurons involves differential modulation of tyrosine kinase B and p75 neurotrophin receptor signaling. The American journal of pathology, v. 169, n. 2, p. 528-543, 2006.

UZAN, A. J. S.; OLIVEIRA, M. R. T.; LEON, I. A importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua materna no contexto da escola do Ensino Fundamental. XII INIC: XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação–Universidade do Vale do Paraíba, 2008.

WILSON, W. R. et al. Viral and epidemiologic studies of idiopathic sudden hearing loss. Otolaryngology—Head and Neck Surgery, v. 91, n. 6, p. 653-658, 1983.

Downloads

Publicado

2022-12-05