Podcast psiu e a import ncia da divulgação científica nas universidades: um relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Programa de Educação Tutorial, Podcast, Divulgação Científica, Extensão

Resumo

O PodCast é uma excelente ferramenta de comunicação com grande potencialidade educacional e de divulgação científica, podendo contemplar diversos temas e reunir profissionais de diversas áreas para dialogar sobre um tema de interesse. Diante de uma pandemia onde grande parte das atividades realizadas nas universidades passaram a ter maior restrição em suas realizações, alinhado ao contexto político de constantes ataques às universidades públicas, o projeto de extensão do Podcast Psiu do PET Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) surgiu em 2020 visando ampliar a divulgação científica relacionada às Universidades e a temas relacionados a Psicologia. Entre os principais objetivos, destaca-se: (1) complementar a formação da comunidade acadêmica; (2) universalizar conhecimentos produzidos nas universidades de forma mais democrática e acessível para toda a população e (3) criar um espaço para divulgação e comunicação sobre diversas atividades realizadas pelos Programas de Educação Tutorial (PET) e pelas universidades, visando desmistificar os diversos preconceitos e ataques direcionados a educação pública no ensino superior no país. Relatamos nesse artigo o processo de criação do podcast e sua implementação, visando proporcionar uma visão pautada em uma experiência prática, sobre novas estratégias de divulgação científica e sobre a defesa dos programas PET e das universidades.

Biografia do Autor

Edimilson dos Santos Gonçalves, Universidade de Brasília (UnB)

Escritor e Psicólogo e Mestrando e Cognição e Neurociências pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente conduz pesquisas relacionadas a influência da tecnologia sobre o comportamento e saúde mental, tendo seu principal trabalho a pesquisa de Iniciação Cientifica: Emoção e cor de estímulos visuais influenciam a preferência de conteúdo e a autoexpressão de pessoas com sintomas depressivos em redes sociais de compartilhamento de imagens. Tem trabalhado também em pesquisas es estudos sobre treinamento cognitivo e a influência dos jogos eletrônicos nos processos psicológicos dos indivíduos. Tem dedicado sua formação principalmente voltada à área da Psicologia cognitiva e de neurociências e interesse em pesquisas relacionadas a aspectos cognitivos e influência da tecnologia nos processos psicológicos, saúde mental e comportamento humano.

José Ítalo Gomes Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Técnico em Biotecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Campus Formosa. Atual estudante de graduação em psicologia na UnB, onde desde fevereiro de 2020 está vinculado como bolsista no Programa de Educação Tutorial do IP-UnB. Tem interesse na área da Psicologia da Saúde, tendo uma atuação mais focado a cuidados paliativos.

Rachel Nunes da Cunha, Universidade de Brasília (UnB)

Rachel Nunes da Cunha concluiu o doutorado em Psicologia – Western Michigan University em 1993. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB). Publicou 20 trabalhos em anais de eventos. Possui 6 capítulos de livros e a participação na editoração de 1 livro (Dicionário de Psicologia) publicados. Possui 6 itens de produção técnica. Orientou 3 dissertações de mestrado na área de Psicologia. Atua na área de Psicologia, com ênfase em processos de aprendizagem, memória e motivação. Em suas atividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnologia e artístico-cultural são: Análise do Comportamento, Motivação, História da Psicologia, História da Análise do Comportamento, Operações Motivadoras, Historiografia da Psicologia, Esquemas Concorrentes.

Referências

CENAPET. Minuta do Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial. 2014. Disponível em: <https://cenapet.files.wordpress.com/2014/10/minuta-mob-09-12-14.pdf> Acesso em: 27 mar. 2021.

TEIXEIRA, Érica F.; DE MORAIS, G. R. T.; NEVES, I. M.; GONÇALVES, N. W. da S. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO INSTRUMENTO DE CONCRETIZAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], n. 14, p. 295–309, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/16576. Acesso em: 17 jul. 2022.

MARTINS, I., de AMORIM, M. D. G. F., de CAMPOS MAKINO, R. O., & CAMPOS T. H. G. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL–PET: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 2, n. 2, p. 307-313, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/12077

PROGRAMA, DE EDUCAÇÃO TUTORIAL–PET. Manual de Orientações Básicas. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Coordenação geral de Relações Acadêmicas de Graduação, Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf

MACIEL, C. S., VAZ, F. A., MOTELEWSKI, H., BRUEL, L. B. A., & ZIMKOVICZ, R.. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO HORIZONTE DE DISSEMINAÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 3, n. 3, p. 46-71, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/12868

CARVALHO, C. R., de OLIVEIRA BARROS, R., dos REIS, E. P., de ARAÚJO, L. B., & de SOUSA, H. M. H. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Extensão em Foco, v. 1, n. 15, 2018. Doi: DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730

CISLAGHI, J. F., CRUZ, J. B., dos SANTOS, M. C. C., de MENDONÇA, T. S., & FERREIRA, F. G.. Não é uma crise, é um projeto: a política de educação do governo Bolsonaro. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019. 2019. Disponível em: https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/download/764/744

MARQUES, Ronualdo; RAIMUNDO, Jerry Adriano. O Negacionismo científico refletido na pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 7, n. 20, p. 67-78, 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/410. Acesso em: 1 ago. 2022.

DA COSTA, Ana Carla; CAPUTI, Lesliane; DA SILVA, Diego Tabosa. A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESQUISA EM RISCO: GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Serviço Social em Perspectiva, v. 5, n. 02, p. 84-105, 2021. Doi: https://doi.org/10.46551/rssp.202120

VALÉRIO, Marcelo; BAZZO, Walter Antonio. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3112231

FAGUNDES, V. O., MASSARANI, L., CASTELFRANCHI, Y., MENDES, I. M, CARVALHO, V. B. DMALCHER, M. A., & LOPES, S. C. Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 16, 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0027

ASSIS, P. D., & LUIZ, L. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. p. 1-15.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: potencialidades na educação. Prisma. com, n. 3, p. 88-110, 2006. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/download/2112/1945

ABUD, Marcelo; ISHIKAWA, César Yuji; GONZAGA, Luiz Días. Tendências do podcast no Brasil: formatos e demandas. Núcleo de inovação em mídia digital. São Paulo: FAAP, 2019. Disponível em: https://www.faap.br/nimd/pdf/2019-08_podcast_REV.pdf

STURMER, A., PINHEIRO, C. M. P., LEÃO, L., & de SOUZA, M.. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: PÚBLICOS DE INTERESSE E PERSONA ORGANIZACIONAL. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 8, n. 1, p. 25-43, 2019. Doi: https://doi.org/10.33362/visao.v8i1.1728

Downloads

Publicado

2022-12-05