Podcast psiu e a import ncia da divulgação científica nas universidades: um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.18554/pet.v1i02.6363Palavras-chave:
Programa de Educação Tutorial, Podcast, Divulgação Científica, ExtensãoResumo
O PodCast é uma excelente ferramenta de comunicação com grande potencialidade educacional e de divulgação científica, podendo contemplar diversos temas e reunir profissionais de diversas áreas para dialogar sobre um tema de interesse. Diante de uma pandemia onde grande parte das atividades realizadas nas universidades passaram a ter maior restrição em suas realizações, alinhado ao contexto político de constantes ataques às universidades públicas, o projeto de extensão do Podcast Psiu do PET Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) surgiu em 2020 visando ampliar a divulgação científica relacionada às Universidades e a temas relacionados a Psicologia. Entre os principais objetivos, destaca-se: (1) complementar a formação da comunidade acadêmica; (2) universalizar conhecimentos produzidos nas universidades de forma mais democrática e acessível para toda a população e (3) criar um espaço para divulgação e comunicação sobre diversas atividades realizadas pelos Programas de Educação Tutorial (PET) e pelas universidades, visando desmistificar os diversos preconceitos e ataques direcionados a educação pública no ensino superior no país. Relatamos nesse artigo o processo de criação do podcast e sua implementação, visando proporcionar uma visão pautada em uma experiência prática, sobre novas estratégias de divulgação científica e sobre a defesa dos programas PET e das universidades.
Referências
CENAPET. Minuta do Manual de Orientações Básicas do Programa de Educação Tutorial. 2014. Disponível em: <https://cenapet.files.wordpress.com/2014/10/minuta-mob-09-12-14.pdf> Acesso em: 27 mar. 2021.
TEIXEIRA, Érica F.; DE MORAIS, G. R. T.; NEVES, I. M.; GONÇALVES, N. W. da S. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO INSTRUMENTO DE CONCRETIZAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE DEMOCRÁTICA. Revista dos Estudantes de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], n. 14, p. 295–309, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redunb/article/view/16576. Acesso em: 17 jul. 2022.
MARTINS, I., de AMORIM, M. D. G. F., de CAMPOS MAKINO, R. O., & CAMPOS T. H. G. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL–PET: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 2, n. 2, p. 307-313, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/12077
PROGRAMA, DE EDUCAÇÃO TUTORIAL–PET. Manual de Orientações Básicas. Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Coordenação geral de Relações Acadêmicas de Graduação, Secretaria de Educação Superior, Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf
MACIEL, C. S., VAZ, F. A., MOTELEWSKI, H., BRUEL, L. B. A., & ZIMKOVICZ, R.. O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL COMO HORIZONTE DE DISSEMINAÇÃO DE SABERES HISTÓRICOS. Revista Eletrônica do Programa de Educação Tutorial-Três Lagoas/MS, v. 3, n. 3, p. 46-71, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/REPET-TL/article/view/12868
CARVALHO, C. R., de OLIVEIRA BARROS, R., dos REIS, E. P., de ARAÚJO, L. B., & de SOUSA, H. M. H. O Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da crise econômica brasileira. Extensão em Foco, v. 1, n. 15, 2018. Doi: DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v1i15.52730
CISLAGHI, J. F., CRUZ, J. B., dos SANTOS, M. C. C., de MENDONÇA, T. S., & FERREIRA, F. G.. Não é uma crise, é um projeto: a política de educação do governo Bolsonaro. In: Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais 2019. 2019. Disponível em: https://broseguini.bonino.com.br/ojs/index.php/CBAS/article/download/764/744
MARQUES, Ronualdo; RAIMUNDO, Jerry Adriano. O Negacionismo científico refletido na pandemia da covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 7, n. 20, p. 67-78, 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/410. Acesso em: 1 ago. 2022.
DA COSTA, Ana Carla; CAPUTI, Lesliane; DA SILVA, Diego Tabosa. A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A PESQUISA EM RISCO: GRUPOS DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19. Revista Serviço Social em Perspectiva, v. 5, n. 02, p. 84-105, 2021. Doi: https://doi.org/10.46551/rssp.202120
VALÉRIO, Marcelo; BAZZO, Walter Antonio. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3112231
FAGUNDES, V. O., MASSARANI, L., CASTELFRANCHI, Y., MENDES, I. M, CARVALHO, V. B. DMALCHER, M. A., & LOPES, S. C. Jovens e sua percepção sobre fake news na ciência. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 16, 2021. Doi: https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0027
ASSIS, P. D., & LUIZ, L. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2010. p. 1-15.
MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: potencialidades na educação. Prisma. com, n. 3, p. 88-110, 2006. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/download/2112/1945
ABUD, Marcelo; ISHIKAWA, César Yuji; GONZAGA, Luiz Días. Tendências do podcast no Brasil: formatos e demandas. Núcleo de inovação em mídia digital. São Paulo: FAAP, 2019. Disponível em: https://www.faap.br/nimd/pdf/2019-08_podcast_REV.pdf
STURMER, A., PINHEIRO, C. M. P., LEÃO, L., & de SOUZA, M.. COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: PÚBLICOS DE INTERESSE E PERSONA ORGANIZACIONAL. Revista Visão: Gestão Organizacional, v. 8, n. 1, p. 25-43, 2019. Doi: https://doi.org/10.33362/visao.v8i1.1728