Proposta de uma rota de produção de Etileno glicol através da comunicação entre os softwares Scilab e COCO

Autores

  • Caio Cesar Lino Menezes
  • Davi Leonardo de Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v2i1.1992

Palavras-chave:

Comunicação entre softwares, controle de processos químicos, etileno glicol, simulação, Communication between softwares, control of chemical processes, ethylene glycol, simulation.

Resumo

Na engenharia química, um dos ramos de grande importância e que cada vez mais vem adquirindo espaço é a simulação de processos químicos. Aliado a esse crescimento, vem o desenvolvimento de novas ferramentas computacionais utilizadas para tal finalidade. Neste contexto, este trabalho visa propôr uma rota para o processo de produção do Etileno glicol através da comunicação dos softwares Scilab e COCO. Realizou-se também um estudo para a implantação de um controlador do tipo proporcional e integral (PI), que terá como finalidade aumentar o rendimento da reação de produção de Etileno glicol através da manipulação da concentração inicial de Óxido de etileno (). Com a manipulação da , tem-se o propósito de controlar a concentração de Óxido de etileno (), fazendo com que ela atinja e se mantenha na faixa de 100 mol/m³ para que a conversão final da reação seja de 98%. Com o término deste trabalho, chegou-se ao êxito na comunicação entre os softwares e na conversão final da reação de produção de Etileno glicol.

Biografia do Autor

Caio Cesar Lino Menezes

Aluno de Graduação em Engenharia Química.

Davi Leonardo de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Nascido em Uberlândia, MG, possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal de Uberlândia-MG (2005). É Mestre pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia-MG (2007), com defesa do tema: "Análise do Desempenho de Sistemas de Controle". Doutorado pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia-MG (2011), com defesa do tema: "Metodologia para o Monitoramento de Sistemas de Controle na Indústria Química". Iniciou-se sua carreira como Professor do Magistério Superior no ano de 2010, na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), até o ano de 2013. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência em modelagem, identificação de sistemas, redes neurais, simulação, controladores preditivos, desacoplamento parcial, controlabilidade dinâmica, sintonia de controladores, monitoramento de sistemas de controle e otimização. Também possui conhecimento em produção de açúcar e álcool e controle de qualidade.

Referências

BEQUETTE, B.W. Process Dynamics: Modeling, Analysis, and Simulation. New Jersey: Prentice Hall PTR, 1998.

COCO. Simulation environment. Disponível em: < http://www.cocosimulator.org/index.html>. Acesso em: 13 julho. 2016.

FOGLER, H. S. Elementos de Engenharia das Reações Químicas. LTC, 4. Ed, 2009.

GARCIA, C. Modelagem e simulação de processos industriais e de sistemas eletromecânicos. 2. Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

MARTINS, L.; CARDOSO. D. PRODUÇÃO DE ETILENO GLICÓIS E DERIVADOS POR REAÇÕES CATALÍTICAS DO ÓXIDO DE ETENO. Revista Química Nova, Vol. 28, No. 2, 2005.

OXITENO. Boletim Técnico. Etilenoglicóis. Disponível em: . Acesso em: 07 julho. 2016.

PEREIRA, F. F.; MORI, R. P. MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA CSTR-COLUNA DE DESTILAÇÃO: PRODUÇÃO DE MONOETILENOGLICOL (MEG). Universidade Federal de Alfenas, 2014.

PORTANTIOLO, C. S. Ficha Técnica do ETILENO GLICOL (MONO). Quimidrol, 2013.

ROCHA, R. S. ELETROSSÍNTESE DE METANOL E ETILENOGLICOL ELETRODOS DE DIFUSÃO À GÁS. Universidade Estadual de Campinas, 2010.

RANGAIAH, G. P.; KARIWALA, V. Plantwide Control: Recent Developments and Applications. Singapura: Wiley, 2012.

SCILAB. About Scilab. Disponível em: < www.scilab.org/scilab/about>. Acesso em: 13 julho. 2016.

SEBORG, D. E.; EDGAR, T. F.; MELLICHAMP, D. A. Process Dynamics and Control. WILEY, 2. Ed, 2004.

SIEMENS. Process Analytics in Ethylene Oxide and Ethylene Glycol Plants. 2015. Disponível em: . Acesso em: 13 julho. 2015.

SMITH, J. M.; VAN NESS, H. F.; ABBOTT, M. M. INTRODUÇÃO À TERMODINÂMICA DA ENGENHARIA QUÍMICA. LTC, 7. Ed, 2007.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Menezes, C. C. L., & Souza, D. L. de. (2018). Proposta de uma rota de produção de Etileno glicol através da comunicação entre os softwares Scilab e COCO. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 2(1), 36–52. https://doi.org/10.18554/rbcti.v2i1.1992

Edição

Seção

Artigos