Projeto e construção de um filtro de tambor rotativo à vácuo em escala de laboratório

Autores

  • Davi Leonardo de Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Adjentina Benigna de Lima Spirandeli Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Amarílis Severino e Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Camila Ferreira Pinto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Jéssica Aparecida Apolinário de Paula Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luana Eberharte Agassi Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Mariana Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Thessa Fuzaro Correa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i3.3682

Palavras-chave:

Filtração, filtro folha, módulo didático, lodo de caldo de cana.

Resumo

O filtro de tambor rotativo é um equipamento grande e cilíndrico, utilizado em aplicações industriais para filtrar líquidos que transportam alta concentração de sólidos em suspensão. O objetivo deste trabalho foi projetar um filtro de tambor rotativo a vácuo e sua montagem em escala laboratorial. Testes de filtro folha foram realizados com equipamentos distintos e aprimorados com o objetivo de refletir a realidade de filtros de tambor rotativo utilizados nas indústrias de açúcar e álcool em suspensões com alta concentração de sólidos. Os resultados dos testes em laboratório forneceram dados para a realização do scale-up e, assim, as dimensões adequadas para o filtro de tambor rotativo que foi construído, além do tamanho e espaçamento dos furos na superfície do tambor, do meio filtrante mais adequado para operação e da velocidade de rotação. Os aparatos utilizados também foram montados de acordo com as dimensões reais do filtro de tambor rotativo. O filtro construído gerou um vácuo de 30 mmHg, formou torta e produziu filtrado com baixa concentração de sólidos. Com a seleção de uma suspensão adequada pode-se utilizar o filtro em aulas de laboratório de operações unitárias, o que permitirá a observação do funcionamento do equipamento e das principais variáveis e gargalos que existem em seu projeto.

Biografia do Autor

Davi Leonardo de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Nascido em Uberlândia, MG, possui graduação em Engenharia Quimica pela Universidade Federal de Uberlândia-MG (2005). É Mestre pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia-MG (2007), com defesa do tema: "Análise do Desempenho de Sistemas de Controle". Doutorado pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal de Uberlândia-MG (2011), com defesa do tema: "Metodologia para o Monitoramento de Sistemas de Controle na Indústria Química". Iniciou-se sua carreira como Professor do Magistério Superior no ano de 2010, na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), até o ano de 2013. Atualmente é Professor na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tem experiência em modelagem, identificação de sistemas, redes neurais, simulação, controladores preditivos, desacoplamento parcial, controlabilidade dinâmica, sintonia de controladores, monitoramento de sistemas de controle e otimização. Também possui conhecimento em produção de açúcar e álcool e controle de qualidade.

Referências

ARQUED, A. P. Fabricación del azucar. Barcelona: Salvat Editores, 1955. 328 p.

CHAVES, A. P. Teoria e Prática do Tratamento de Minérios. São Paulo: Signus Editora, vol. 2., 1996, 424 p.

CREMASCO, M.A. Operações Unitárias em Sistemas Particulados e Fluidomecânicos. São Paulo, Blusher, 2012.

FIGUEIREDO, K. C. S.; RODRIGUES, G. M. Filtro de Tambor Rotativo. Disponível em <http://www.ebah.com.br/content/ABAAABZNIAC/filtro-tambor-rotativo.>2010. Acesso em: 17 de jul 2016.

FOUST, A.S., WENZEL, L. A., CLUMP, C.W., MAUS, L., ANDERSEN, L.B. Princípio das Operações Unitárias. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Dois, 1982

FRANÇA, S. C, A. e MASSARANI, G. Separação sólido-líquido. In: Luz, A. B., Sampaio, J. A. e Almeida, S. L. M. (Ed.). Tratamento de Minérios. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2004, p. 573-607.

FRANÇA, S. C. A. Ensaios e filtragem em filtro de folha (Leaf Test). Práticas laboratoriais CETEM-MCT, Rio de Janeiro, 2005.

FRANÇA, S. C. A.; CASQUEIRA, R. G.. Ensaios de filtragem em filtro de folha (Leaf Test). IN: Tratamento de Minérios: práticas laboratoriais. Rio de Janeiro: CETEM/MCTI, 2007. p. 411-422.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Secretaria de segurança e saúde no trabalho. Portaria n° 25 de 29 de dezembro de 1994. p. 1987-1989.

PACHECO, T. A. Como obter o rendimento máximo dos filtros de manga. Revista Química e Derivados. N. 407, Agosto, 2002.

MOREIRA, M. P.F. Apostila de Operações Unitárias de Quantidade de Movimento, Centro Tecnológico: Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina, 2004

PERRY, R. H., BENSKOW, L. R., BEIMESCH, W. E., et al. Perry’s Chemical Engineers’ Handbook. 8ed. Nova Iorque: McGraw-Hill, 2008.

POLONIO, W, L. Análise de diferentes meios filtrantes primários usados em filtro contínuo de tambor rotativo a vácuo para lodo de caldo de cana de açúcar. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) Faculdade de Engenharia de Bauru, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Bauru.

POLONIO, W, L. Avaliação de meios filtrantes primários em filtro contínuo de tambor rotativo a vácuo para lodo de cana. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.26, n.1, p.170-180, jan./abr.2006.

RODRIGUES, G. M.; FIGUEIREDO, K. C. S. Filtro Tambor Rotativo, 2010. Disponível em: < http://www.ebah.com.br/content/ABAAABZNIAC/filtro-tambor-rotativo>. Acesso em 20 de jul de 2016.

SANTOS, L. C. Análise da variabilidade do processo de filtração em filtros de tambor rotativo contínuo a vácuo para lodo de cana-de-açúcar. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Bauru-SP.

SOLUÇÕES INDUSTRIAIS. Galeria de Imagens Ilustrativas referente a Filtro a vácuo FVH: Filtro a vácuo de esteira. Disponível em: <http://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/empilhadeiras_paleteiras_e_outros_veiculos/fnm-filtrans-filters-national-machine/produtos/filtracao/filtro-a-vacuo-fvh>. Acesso em: 13 de nov 2015.

SPENCER, L. S. & MEADE, G. P. Manual del azucar de cana. Barcelona, Montaner y Simon, 1967. 946p.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

Souza, D. L. de, Spirandeli, A. B. de L., Souza, A. S. e, Pinto, C. F., Paula, J. A. A. de, Agassi, L. E., Oliveira, M., & Correa, T. F. (2016). Projeto e construção de um filtro de tambor rotativo à vácuo em escala de laboratório. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 1(3), 27–42. https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i3.3682

Edição

Seção

Artigos