Avaliação do rendimento de hidrodestilação para a produção de óleo essencial das cascas de Citrus sinensis (L.) Osbeck
DOI:
https://doi.org/10.18554/rbcti.v4i3.3728Palavras-chave:
Cascas de laranja, Planejamento fatorial, Extração de óleo.Resumo
Resíduos da laranja são originados, em sua maior parte, da produção de suco de laranja. Esses materiais vegetais podem ocasionar problemas ambientais e econômicos, devido ao processo de fermentação, ocasionado pela alta quantidade de água que possuem. Dentre as possíveis alternativas de aproveitamento dos resíduos da laranja está a obtenção de óleos essenciais. O presente trabalho objetivou analisar o rendimento do óleo essencial da casca de laranja através da hidrodestilação, variando a quantidade de água (solvente) e o tempo de extração. Os ensaios foram conduzidos baseados em um planejamento fatorial de dois níveis. Utilizou-se casca de laranja do tipo Pera, uma das mais produzidas no Brasil. Através do planejamento fatorial realizado no software Statistica, verificou-se que apenas a variável tempo foi determinante para o cálculo do rendimento. Assim, obteve-se uma equação preditiva para a estimativa de rendimento no período estudado. Experimentalmente, verificou-se que o rendimento mais alto foi obtido com a maior quantidade de solvente (400 mL) e maior tempo de extração (40 min); sendo este de aproximadamente 2,36% de óleo essencial. A densidade do óleo essencial foi determinada; ?=0,8356 g/mL; valor próximo aos encontrados na literatura.Referências
ALEXANDRINO, A.M. et al. Aproveitamento do resíduo de laranja para a produção de enzimas lignocelulolíticas por Pleurotus ostreatus (Jack:Fr). Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 27, n. 2, p. 364-368, 2007.
CALADO, V.; MONTGOMERY, D. Planejamento de Experimentos usando o Statistica. 1 ed. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2003.
ENGINEERING IASTATE. Essential Oils from Steam Distillation. Disponível em: http://www.engineering.iastate.edu/brl/files/2011/10/brl_essentialoils.pdf. Acesso em: 10 maio 2019.
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS – UNESP. Propriedades gerais das proteínas. Disponível em: http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/praticas_proteinas/precipitacao_proteinas.htm>. Acesso em: 11 maio 2019.
HILDEBRAND ALIMENTOS. Óleos Essenciais. Disponível em: http://www.hildebrand.com.br/oleos%20essenciais.php. Acesso em: 04 abril 2018.
KOKETSU, M.; GONÇALVES, S. L. Óleos essenciais e sua extração por arraste a vapor. Rio de Janeiro: EMBRAPA-CTAA, 1991.
LEÃO, M. Análise do óleo essencial da laranja doce Citrus sinensis (L.) Osbeck obetido das cascas secas e frescas através do método de extração por hidrodestilação. TCC (Graduação em Farmácia) - Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2015.
LOPES, J. F. D. Cultivo e processamento de plantas aromáticas. Dissertação. (Mestrado em Tecnologia e Segurança Alimentar) - Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2014.
REZZADORI, K.; BENEDETTI, S. Proposições para valorização de resíduos do processamento do Suco de Laranja. In: International Workshop advances in cleaner production. Florianópolis, 2009.
SERAGLIO, J. et al. Extração de óleo essencial da casca da canela sassafrás. In: XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Florianópolis, 2014.
SIGMA – ALDRICH. Disponível em: https://www.sigmaaldrich.com/catalog/product/sigma/183164?lang=pt®ion=BR. Acesso em: 19 abril. 2019.