Analysis of TELEVALE’s wireless sound alert system: technological innovation approach applied to self-rescue zones of dams

Autores

  • Pedro Flávio Dias Portela Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Mário Sérgio da Luz Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) https://orcid.org/0000-0003-1226-9480

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v9i1.6840

Palavras-chave:

Alerta Sonoro, Autossalvamento, Notificação Emergencial

Resumo

: Na atualidade, com o crescente número de usinas localizadas próximas a zonas habitáveis, houve a necessidade de conter os riscos e seus fatores, que podem desencadear rupturas nas barragens, colocando a população em perigo próxima às áreas a jusante, frente a um possível desastre ambiental. Este estudo teve como objetivo avaliar a implementação de um sistema de alerta sonoros de alta potência desenvolvido para notificação emergencial de evacuação da população em massa de moradores próximos a barragens da Usina do Rio do Peixe. Para tanto, na pesquisa de campo, inicialmente a Usina Rio do Peixe enviou dados sob a forma de mapeamento prévio da Zona de Autossalvamento (ZAS). Posteriormente, foram instaladas as Estações Remotas em pontos estratégicos definidos pela Usina, seguidas das simulações a campo aberto, para validar o nível de pressão sonora de no mínimo de 70 dB. Os resultados apontam que o SNE-T é eficaz, seguro e confiável, considerando que todas as três medições foram acima de 70 dB, atendendo as exigências da Política Nacional de Segurança de Barragens. Importante relatar que pelo sucesso do SNE-T, o pesquisador e a TELEVALE foram premiados, em 2022, com o Prêmio Nacional de Inovação, referendado, pelos aspectos técnicos, acústicos e tecnológicos, bem como pelo baixo custo de produção e implantação, uma vez que o SNE-T é de desenvolvimento 100% nacional. Infere-se que a tecnologia inovadora do sistema de alerta emergencial, analisado nesta pesquisa, é confiável, eficaz e seguro, além de ser financeiramente viável.

Biografia do Autor

Pedro Flávio Dias Portela Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestre em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Mário Sérgio da Luz, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e do Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Referências

AZEVEDO, F. O. S. Desenvolvimento de plataforma digital como instrumento de segurança de barragem: estudo de caso na Barragem do Cobre. Salvador: UFBA, 2021.

BARROS, G. L. V. Regular, reparar e resistir: um estudo sobre a ação (e omissão) dos agentes envolvidos no desastre tecnológico no Vale do Rio Doce. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro: 2018.

BASTOS, A. R. et al. Análise preliminar dos danos à população vulnerável no vale de jusante na hipótese de rompimento de barragem: estudo de caso UHE Serra do Facão. Anais do I Simpósio Nacional de Mecânica dos Fluidos e Hidráulica, Ouro Preto, 2022.

BAUMGARTEN, M.; GUIVANT, J. (org.). Caminhos da ciência e tecnologia no Brasil: políticas públicas, pesquisas e redes. Porto Alegre: UFRGS, 2021.

BRITO, C. Y. P.; COSTA, V. A. A ocupação de áreas a jusante de barragens: uma análise da vulnerabilidade populacional no município de Tucuruí-PA, Brasil. Tucuruí: UFPA, 2021.

CAMPOLINA, D.; RODRIGUES, C.; SILVA, F. A. R. Controvérsias socio-científicas e mineração: formação cidadã crítica no enfrentamento aos processos de desastres. In: In: BAUMGARTEN, M.; GUIVANT, J. (org.). Caminhos da ciência e tecnologia no Brasil: políticas públicas, pesquisas e redes. Porto Alegre: UFRGS, 2021.

CODEVASF. Manual técnico para normatizar e orientar as atividades de identificação, comunicação, prevenção e resposta a eventos de emergência. Brasília: MDR, 2021.

FRANCO, R. M.; SANTOS, J. B.; MOURA, J. D. P. Entre crises ambientais e responsabilidade ética: os casos de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais. Territorium, v. 28, n. 1, p. 129-136, 2021.

FREIRE, C. T.; MARUYAMA, F. M. POLLI, M. Políticas públicas e ações privadas de apoio ao empreendedorismo inovador no brasil: programas recentes, desafios e oportunidades. In: TURCHI, L. M.; MORAES, J. M. Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil : avanços recentes, limitações e propostas de ações. Brasília : Ipea, 2017

GUEDES, G. B.; SCHNEIDER, C. L. Disposição de rejeitos de mineração: as opções tecnológicas para a redução dos riscos em barragens. Rio de Janeiro: CETEM, 2018.

LIMA, V. C. V. Delimitação das zonas de autossalvamento da mancha de dano potencial associado à barragem Bosque IV no município de Junqueirol/AL. Macei[ó: UFAL, 2020.

MEIRELLES, L. V. Projeto de uma rede de internet das coisas para monitoramento e alerta de emergência em áreas de risco. Ouro Preto: UFOP, 2018.

MIGUEL, A. B. T. Desenvolvimento de sistema para monitoramento da auscultação civil de barragens. São Paulo: Mackenzie, 2021.

OLIVEIRA, L. A. P. Fluxo de implantação do plano de ação de emergência (PAE) de barragens de armazenamento de água sob a ótica das diretrizes legais brasileiras. Ilha Solteira: UNESP, 2022.

ROCHA, O. J. O plano de ação de emergência: ferramenta para redução dos riscos de desastres provocados por rupturas de barragens e sua relação com os planos de contingência da defesa civil. Niterói: UFF, 2017.

SILVA, Ivan T. S. et al. Análise de tecnologias da IOT para uso em logística humanitária e busca e salvamento de pessoas: uma revisão da literatura recente. Anais do VI CIMATEC, São Paulo, 2018.

TIRONI, L. F. Serviços tecnológicos e política de inovação. In: TURCHI, L. M.; MORAIS, J. M. Políticas de apoio à inovação tecnológica no Brasil : avanços recentes, limitações e propostas de ações. Brasília : Ipea, 2017.

Publicado

2024-08-27

Como Citar

Oliveira, P. F. D. P., & da Luz, M. S. (2024). Analysis of TELEVALE’s wireless sound alert system: technological innovation approach applied to self-rescue zones of dams. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 9(1), 93–106. https://doi.org/10.18554/rbcti.v9i1.6840

Edição

Seção

Artigos