Geração de cenários através de simulação computacional como instrumento da mobilidade urbana
DOI:
https://doi.org/10.18554/rbcti.v5i2.3732Keywords:
engenharia de tráfego, engenharia de transportes, otimização semafórica, simulação de tráfegoAbstract
O aumento significativo da frota de veículos no Brasil acarretou algumas externalidades urbanas, há algumas, porém que tem uma influência direta na qualidade de vida da população economicamente ativa, que são os congestionamentos. O objetivo desse estudo foi estabelecer a otimização semafórica na região do entorno do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM) em Uberaba e a partir disso promover melhorias na mobilidade urbana do entorno. Para tanto, foi feito uma contagem volumétrica em cinco interseções no entorno do HC-UFTM e, posteriormente a caracterização das mesmas de acordo com dois manuais desenvolvidos pelos DNIT e CONTRAN. Os dados coletados foram inseridos no software Traffic Software Integrator System – TSIS 6, e processados considerando o cenário atual e as propostas de melhoria. Na análise dos cenários, conseguiu-se uma melhoria no desempenho de todos os parâmetros considerados, mais especificamente aumentou a taxa de movimento e a velocidade média de deslocamento e uma diminuição média da fila máxima de veículos nas interseções. Os resultados encontrados foram validados considerando o cenário atual e para os cenários otimizados, algumas medidas simples como alteração do tempo de ciclo podem otimizar o fluxo de veículos na região.
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