Criopreservação de células tronco e suas aplicações

Autores

  • Wesley Botelho Sousa Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i1.737

Palavras-chave:

células tronco, criopreservação, transplantes autólogos.

Resumo

RESUMO: Cada classe de células tronco possui seugrau potencial de diferenciação, sendo do tipo totipotentes, pluripotentes,multipotentes e paucipotentes. Células tronco extraídas do corpo humano podemser transplantadas para tratamento ou armazenadas para uso futuro. Para estaúltima faz-se necessário a criopreservação. A criopreservação de células damedula óssea é um procedimento comum que tem sido empregada com sucesso emtransplantes autólogos. A conservação de células, tecidos ou qualquer amostrabiológica, em temperatura negativa utilizando um crioprotetor, mantendo aamostra íntegra para ser utilizada posteriormente é denominada decriopreservação. Maximiza-se a viabilidade celular durante e após ocongelamento, adicionando à solução utilizada, substâncias que agem protegendoa célula da formação do gelo intracelular. Obter informações sobre técnicas decriopreservação de células tronco com ênfase em células tronco obtidas atravésdo sangue do cordão umbilical, medula óssea e células do sangue periféricodescrevendo os procedimentos técnicos usados na criopreservação de célulastronco são objetivos deste trabalho. Este estudo será baseado em revisãobibliográfica dos últimos doze anos. Mais de 50% dos protocolos decriopreservação utilizados por diversos pesquisadores demonstraram que odimetilsulfóxido é o crioprotetor mais usado nas técnicas de congelamento,diluído na solução ou associado a outros crioprotetores, como: albumina humana,nitrogênio líquido e hidroxietil amido, além de açúcares, como: trealose esacarose, sendo que estes protocolos apresentam sucesso na conservação celular.Dos protocolos analisados na criopreservação a técnica mais utilizada é com 10%dimetilsulfóxido sob uma taxa de congelamento equivalente a -1ºC/min, devido àalta viabilidade celular.

Biografia do Autor

Wesley Botelho Sousa, Universidade de Uberaba

Aluno do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisador  com Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível C em projeto pela empresa Vitae Rural Biotecnologia em parceria com a (UFTM)(2012-Atual). Desenvolveu projeto de pesquisa intitulado "Criação de Spodoptera frugiperda para produção de Baculovirus" na UFTM em parceria com a empresa Vitae Rural Biotecnologia (2011-2012). Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Uberaba (2010). Possui especialização em Hematologia Avançada pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (2011-2012). Participou de projetos de Iniciação científica com bolsa cedida por programa PIBIC/FAPEMIG e voluntariamente em projetos de pesquisa em Microbiologia. Foi aluno monitor do Programa Institucional de Monitoria de Ensino (PIME)(2009). Foi Primeiro Diretor Administrativo da Liga Acadêmica de Análises Clínicas, 2009.

Downloads

Publicado

2014-12-15

Como Citar

Sousa, W. B. (2014). Criopreservação de células tronco e suas aplicações. Revista Brasileira De Ciência, Tecnologia E Inovação, 1(1), 45–56. https://doi.org/10.18554/rbcti.v1i1.737

Edição

Seção

Artigos de Revisão