Teoria e prática: alguns elementos para reflexão

Autores

  • Marcus Vinicius da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v2i3.1219

Palavras-chave:

Educação, Aprendizagem, Docentes.

Resumo

O artigo analisa a usual separação entre teoria e prática utilizando referenciais da filosofia e focalizando o campo da educação, particularmente a formação de professores. Para analisar esse fenômeno, sugere que as teorias sejam vistas como paradigmas, segundo a concepção de Thomas Kuhn. Nessa linha de pensamento, sugere que o debate entre paradigmas, bem como a opção por uma ou mais teorias como suporte à prática pedagógica, envolve fatores intelectuais e também emocionais. Ainda, indica a relevância de estudos sobre a arte retórica, para que todos os participantes do referido debate conheçam as técnicas de persuasão a que são submetidos. 

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Teoria e prática: alguns elementos para reflexão. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.18554/refacs.v2i3.1219. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1219. Acesso em: 17 maio. 2025.