Recepção de ingressantes universitários: experiência construtivista relacional de discentes de enfermagem para integração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.3538

Palavras-chave:

Adaptação, Ajustamento social, Estudantes de enfermagem, Universidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência sobre a integração de discentes de Enfermagem para recepção e acolhimento de ingressantes no curso. Buscou-se descrever como os discentes de enfermagem participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolvem suas atividades para a integração dos novos ingressantes, tendo como referencial teórico metodológico o construtivismo relacional. Essa compreensão teórica considera que a aprendizagem é um processo que procura instigar a curiosidade, onde o discente é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O principal resultado relaciona-se ao Projeto “Amigos do PET”, que integra iniciativas como: recepção e seminários para integração; discussão de livros e filmes; orientações sobre como participar em projetos de extensão e pesquisas. De modo geral, essa atividade proporciona profunda interação dos discentes entre si, e aproximação dos discentes de Enfermagem com as ações desenvolvidas no Programa de Educação Tutorial.

Biografia do Autor

  • Iasmim de Lima Torres, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil
    Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil.
  • Sarah Mota de Sousa, UFTM
    Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil.
  • Marina Pereira Rezende, UFTM
    Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFTM.  Uberaba, MG, Brasil

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Publicado

2019-01-29

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Recepção de ingressantes universitários: experiência construtivista relacional de discentes de enfermagem para integração. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 91–96, 2019. DOI: 10.18554/refacs.v7i1.3538. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/3538. Acesso em: 18 maio. 2025.