Recepção de ingressantes universitários: experiência construtivista relacional de discentes de enfermagem para integração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.3538

Palavras-chave:

Adaptação, Ajustamento social, Estudantes de enfermagem, Universidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência sobre a integração de discentes de Enfermagem para recepção e acolhimento de ingressantes no curso. Buscou-se descrever como os discentes de enfermagem participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) desenvolvem suas atividades para a integração dos novos ingressantes, tendo como referencial teórico metodológico o construtivismo relacional. Essa compreensão teórica considera que a aprendizagem é um processo que procura instigar a curiosidade, onde o discente é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. O principal resultado relaciona-se ao Projeto “Amigos do PET”, que integra iniciativas como: recepção e seminários para integração; discussão de livros e filmes; orientações sobre como participar em projetos de extensão e pesquisas. De modo geral, essa atividade proporciona profunda interação dos discentes entre si, e aproximação dos discentes de Enfermagem com as ações desenvolvidas no Programa de Educação Tutorial.

Biografia do Autor

Iasmim de Lima Torres, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil.

Sarah Mota de Sousa, UFTM

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil.

Marina Pereira Rezende, UFTM

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFTM.  Uberaba, MG, Brasil

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Torres, I. de L., Sousa, S. M. de, & Rezende, M. P. (2019). Recepção de ingressantes universitários: experiência construtivista relacional de discentes de enfermagem para integração. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 7(1), 91–96. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.3538

Edição

Seção

Relato de Experiência