Percepção de professores de alunos com transtorno do espectro autista acerca da inclusão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4667

Palavras-chave:

Docentes, Inclusão educacional, Psicanálise, Transtorno do espectro autista.

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de professores do Ensino Fundamental privado acerca da inclusão educacional de alunos com o Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo qualitativo com referencial psicanalítico, realizado a partir de entrevista com roteiro norteador, com nove professores da região de Ribeirão Preto-SP no primeiro semestre de 2018. Três categorias emergiram: Conhecer o diferente: o inquietante estranho; Preparar-se para o desafio: a formação e o apoio no âmbito escolar; e, Um olhar que amplia: a percepção do papel da família. Destacaram-se a busca de conhecimento dos docentes diante do transtorno, o preparo técnico e apoio da escola; e, a percepção do papel da família. Mas pondera-se a impotência vivida em muitas situações que envolvem a inclusão educacional. Mencionou-se a orientação aos familiares como fundamental para que os professores pudessem desempenhar sua função educativa, buscando apoiarem-se mutuamente no desafio da inclusão no contexto escolar. Quanto ao preparo técnico, avaliaram-se não preparados devido à falta de especialização, indicando a supervisão junto à equipe capacitada como recurso, como modo de enfrentamento para a melhor inserção destes alunos.

Biografia do Autor

Maria Ângela Favero-Nunes, Universidade Paulista (UNIP)

Psicóloga, Mestre em Psicologia. Doutora em Psicologia Clínica. Professora Titular da Universidade Paulista (UNIP)

Jussara da Nóbrega Silva, UNIP

Psicóloga. Especializanda em Neuropsicologia pela Faculdade Metropolitana. Especializanda em Psicoterapia de Casal e Família de Orientação Psicanalítica pela UNIP

Gabriela Machado Carvalho

Psicóloga

Nilson Nunes Anjos

Psicólogo

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Publicado

2020-06-23

Como Citar

Favero-Nunes, M. Ângela, Silva, J. da N., Carvalho, G. M., & Anjos, N. N. (2020). Percepção de professores de alunos com transtorno do espectro autista acerca da inclusão educacional. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 537–548. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4667