Percepção de professores de alunos com transtorno do espectro autista acerca da inclusão educacional
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4667Palavras-chave:
Docentes, Inclusão educacional, Psicanálise, Transtorno do espectro autista.Resumo
Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de professores do Ensino Fundamental privado acerca da inclusão educacional de alunos com o Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um estudo qualitativo com referencial psicanalítico, realizado a partir de entrevista com roteiro norteador, com nove professores da região de Ribeirão Preto-SP no primeiro semestre de 2018. Três categorias emergiram: Conhecer o diferente: o inquietante estranho; Preparar-se para o desafio: a formação e o apoio no âmbito escolar; e, Um olhar que amplia: a percepção do papel da família. Destacaram-se a busca de conhecimento dos docentes diante do transtorno, o preparo técnico e apoio da escola; e, a percepção do papel da família. Mas pondera-se a impotência vivida em muitas situações que envolvem a inclusão educacional. Mencionou-se a orientação aos familiares como fundamental para que os professores pudessem desempenhar sua função educativa, buscando apoiarem-se mutuamente no desafio da inclusão no contexto escolar. Quanto ao preparo técnico, avaliaram-se não preparados devido à falta de especialização, indicando a supervisão junto à equipe capacitada como recurso, como modo de enfrentamento para a melhor inserção destes alunos.
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