Avaliação de curso de formação interdisciplinar em saúde ocular na intervenção precoce: perspectiva dos participantes
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v10i1.5048Palavras-chave:
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Estudos de Avaliação como Assunto, Práticas Interdisciplinares, Saúde Ocular, Intervenção Educacional Precoce.Resumo
Este é um estudo com abordagem quali-quantitativa, descritiva-explicativa e longitudinal, realizado entre abril a dezembro de 2018 em Curitiba, Paraná, tendo como objetivo avaliar um curso interdisciplinar de formação em atenção à saúde ocular de crianças com alterações no desenvolvimento ou múltipla deficiência, para profissionais da intervenção precoce. Aplicou-se questionários e grupo focal e foram realizadas análise estatística exploratória-descritiva, aplicação de testes e análise de conteúdo. Participaram 35 profissionais, da saúde e da educação. Os resultados foram organizados nas fases de Reação, Aprendizado e Comportamento e Preditoras de aprendizagem e impacto e correlação entre níveis, a saber: reação positiva ao curso e ao instrutor; aumento da média de aprendizado; impacto no comportamento no trabalho; variáveis motivacionais, de valor instrumental do curso e de uso de estratégias cognitivo-afetivas como preditoras de impacto no trabalho; e correlação positiva reação/impacto. Os relatos do grupo focal reforçam e aprofundam os resultados quantitativos. Destaca-se a importância da realização de cursos interdisciplinares que agreguem saberes e fomentem a colaboração interprofissional.
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