Avaliação de curso de formação interdisciplinar em saúde ocular na intervenção precoce: perspectiva dos participantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v10i1.5048

Palavras-chave:

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Estudos de Avaliação como Assunto, Práticas Interdisciplinares, Saúde Ocular, Intervenção Educacional Precoce.

Resumo

Este é um estudo com abordagem quali-quantitativa, descritiva-explicativa e longitudinal, realizado entre abril a dezembro de 2018 em Curitiba, Paraná, tendo como objetivo avaliar um curso interdisciplinar de formação em atenção à saúde ocular de crianças com alterações no desenvolvimento ou múltipla deficiência, para profissionais da intervenção precoce. Aplicou-se questionários e grupo focal e foram realizadas análise estatística exploratória-descritiva, aplicação de testes e análise de conteúdo. Participaram 35 profissionais, da saúde e da educação. Os resultados foram organizados nas fases de Reação, Aprendizado e Comportamento e Preditoras de aprendizagem e impacto e correlação entre níveis, a saber: reação positiva ao curso e ao instrutor; aumento da média de aprendizado; impacto no comportamento no trabalho; variáveis motivacionais, de valor instrumental do curso e de uso de estratégias cognitivo-afetivas como preditoras de impacto no trabalho; e correlação positiva reação/impacto. Os relatos do grupo focal reforçam e aprofundam os resultados quantitativos. Destaca-se a importância da realização de cursos interdisciplinares que agreguem saberes e fomentem a colaboração interprofissional.

Biografia do Autor

Gabriela Cordeiro Corrêa do Nascimento, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2005). Mestre e doutora em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014/2019). Professora na Universidade Federal do Paraná desde 2010, atuando em atividades de ensino, pesquisa e extensão, principalmente nos temas: saúde ocular (deficiência visual e múltipla deficiência), intervenção precoce, família, interdisciplinaridade, terapia ocupacional, desempenho ocupacional e tecnologia assistiva.

Rita de Cássia Ietto Montilha, Docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

erapeuta Ocupacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986), especialização em Psiquiatria e Psicologia Clínica da Adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (1990), mestrado em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é docente do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Atua no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação "Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto" (Cepre) - FCM, Unicamp. É docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia e do Programa de Pós Graduação (Mestrado e Doutorado): Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação- FCM - Unicamp, do qual é coordenadora desde junho de 2019. Tem experiência no Campo do Desenvolvimento Humano, na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Reabilitação de pessoas com deficiência visual, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens grupais, reabilitação, CIF, Fonoaudiologia, deficiência visual, tecnologia assistiva, prevenção da cegueira e baixa visão.

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Publicado

2021-12-19

Como Citar

Nascimento, G. C. C. do, & Montilha, R. de C. I. (2021). Avaliação de curso de formação interdisciplinar em saúde ocular na intervenção precoce: perspectiva dos participantes. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 10(1), 21–32. https://doi.org/10.18554/refacs.v10i1.5048

Edição

Seção

Artigos originais