Validação de material educativo sobre o processo de cuidar de pessoas com ansiedade pela Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v13i00.8618

Palavras-chave:

Saúde Mental, Enfermagem Psiquiátrica, Ansiedade, Ensino

Resumo

Objetivo:  construir e validar o conteúdo de um material educativo aplicável no ensino do processo de cuidar da Enfermagem diante de pessoas em sofrimento por ansiedade na Atenção Primária à Saúde. Método: estudo metodológico, em que o material elaborado se fundamentou em publicações científicas, centradas no cuidado de enfermagem diante dos quadros de ansiedade. A avaliação da validade de conteúdo foi realizada por dez docentes da área de enfermagem em saúde mental, selecionados de maneira probabilística, a partir da Plataforma Lattes. Foi utilizado o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde, cuja porcentagem de concordância mínima estabelecida foi de 90%. Resultados: foram elaborados, inicialmente, 23 slides que obtiveram 76% de concordância em relação aos objetivos do material, 91% em relação à estrutura e 87% em relação à relevância. Os slides foram reformulados a partir das sugestões fornecidas pelos especialistas e na segunda rodada, foi alcançada uma concordância de 100%. Conclusão: o material educativo, com 30 slides, foi construído e apresentou evidências de validade de conteúdo para ser utilizado no ensino do processo de cuidar da Enfermagem diante de pessoas em sofrimento por ansiedade na Atenção Primária à Saúde.

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Publicado

2025-09-15

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Validação de material educativo sobre o processo de cuidar de pessoas com ansiedade pela Enfermagem. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 13, n. 00, p. e015018, 2025. DOI: 10.18554/refacs.v13i00.8618. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/8618. Acesso em: 5 dez. 2025.