A Carreira Docente: com a palavra, os novos professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v2i1.1149Keywords:
Formação de Recursos Humanos, Docente, Capacitação profissionalAbstract
Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa com objetivo de compreender os sentimentos/percepções relacionados à primeira experiência profissional de professores universitários. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário eletrônico adicionado na plataforma SurveyMonkey, no período de junho a outubro de 2012, contendo questões socioeconômicas e indagações norteadoras, analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Mediante as Expressões Chaves, surgiram quatro Ideias Centrais (IC): O primeiro dia de aula enquanto professor; O desafio de se tornar docente; As dificuldades do início da carreira; Aspectos positivos e facilidades do início da carreira. Concluiu-se que o processo de formação deve ser contínuo na busca de desenvolvimento profissional próprio e na superação das situações que dificultam o inicio da carreira docente universitária.Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Each of the authors of the manuscript must complete and sign a copy of Statement of Responsibility and Copyright Transfer Agreement, which must be attached, by the submitting author, in step 4 of the submission process in the journal system (Click on the "Browse" option, select the file that should be inserted in pdf format, click on the "Download" button, in the "Title" field type: Declaration of responsibilities, then click the "Save and Continue" button and proceed with the submission process.
Note: Including scanned signature will not be accepted. Each author of the manuscript must complete a declaration individually.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.