A Carreira Docente: com a palavra, os novos professores universitários
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v2i1.1149Palabras clave:
Formação de Recursos Humanos, Docente, Capacitação profissionalResumen
Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa com objetivo de compreender os sentimentos/percepções relacionados à primeira experiência profissional de professores universitários. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário eletrônico adicionado na plataforma SurveyMonkey, no período de junho a outubro de 2012, contendo questões socioeconômicas e indagações norteadoras, analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Mediante as Expressões Chaves, surgiram quatro Ideias Centrais (IC): O primeiro dia de aula enquanto professor; O desafio de se tornar docente; As dificuldades do início da carreira; Aspectos positivos e facilidades do início da carreira. Concluiu-se que o processo de formação deve ser contínuo na busca de desenvolvimento profissional próprio e na superação das situações que dificultam o inicio da carreira docente universitária.Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.