Desenvolvimento da linguagem em crianças surdas: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.608Abstract
No contexto das deficiências auditivas, a linguagem é considerada crucial para o pleno desenvolvimento da criança. O objetivo deste artigo é revisar a literatura científica nacional acerca da linguagem e de seu desenvolvimento em crianças surdas. Foram utilizados os descritores “linguagem” e “surdez”, nas bases de dados LILACS, SciELO e PePSIC, no período 2000-2011. Os 10 artigos levantados abordavam a linguagem no contexto da surdez, especificamente em relação às categorias: educação, identidade, linguagem escrita, simbolismo e família. A categoria do simbolismo nas linguagens do surdo foi a que mais se destacou, pois é a que melhor explica o processo de desenvolvimento da linguagem. Todos os eixos analíticos remetem a ela, contudo, poucos estudos a abordam, o que dificulta a elucidação das especificidades do contexto da surdez. Além disso, embora discorram sobre a linguagem, poucos analisam seu desenvolvimento – e, nesse aspecto, a função simbólica é essencial. Propõem-se mais estudos sobre o tema, a fim de eliminar preconceitos.Descritores:Linguagem; Surdez; Desenvolvimento da linguagem.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Each of the authors of the manuscript must complete and sign a copy of Statement of Responsibility and Copyright Transfer Agreement, which must be attached, by the submitting author, in step 4 of the submission process in the journal system (Click on the "Browse" option, select the file that should be inserted in pdf format, click on the "Download" button, in the "Title" field type: Declaration of responsibilities, then click the "Save and Continue" button and proceed with the submission process.
Note: Including scanned signature will not be accepted. Each author of the manuscript must complete a declaration individually.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.