Desenvolvimento da linguagem em crianças surdas: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.608Resumen
No contexto das deficiências auditivas, a linguagem é considerada crucial para o pleno desenvolvimento da criança. O objetivo deste artigo é revisar a literatura científica nacional acerca da linguagem e de seu desenvolvimento em crianças surdas. Foram utilizados os descritores “linguagem” e “surdez”, nas bases de dados LILACS, SciELO e PePSIC, no período 2000-2011. Os 10 artigos levantados abordavam a linguagem no contexto da surdez, especificamente em relação às categorias: educação, identidade, linguagem escrita, simbolismo e família. A categoria do simbolismo nas linguagens do surdo foi a que mais se destacou, pois é a que melhor explica o processo de desenvolvimento da linguagem. Todos os eixos analíticos remetem a ela, contudo, poucos estudos a abordam, o que dificulta a elucidação das especificidades do contexto da surdez. Além disso, embora discorram sobre a linguagem, poucos analisam seu desenvolvimento – e, nesse aspecto, a função simbólica é essencial. Propõem-se mais estudos sobre o tema, a fim de eliminar preconceitos.Descritores:Linguagem; Surdez; Desenvolvimento da linguagem.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.