Entrevistas online: potencialidades y desafíos para la recogida de datos en el contexto de la pandemia de COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

Palabras clave:

Entrevista, Tecnología de la información, Pandemias, Investigación cualitativa, Metodología.

Resumen

El distanciamiento social derivado de la pandemia de COVID-19 ha fortalecido el proceso ya emergente de conexiones virtuales entre las personas, también trayendo implicaciones para la realización de investigaciones. El objetivo de este estudio es presentar las potencialidades y los desafíos de la realización de entrevistas online en el contexto de la pandemia de COVID-19. Esta es una breve comunicación, basada en revisión de la literatura técnico-científica, que ha resumido las características generales de las entrevistas online, subrayando las que se realizan por videoconferencia. Se consideraron plataformas que permiten realizar entrevistas online (Google Meet, GoToMeeting, Skype, Webex, WhatsApp y Zoom), subrayando los aspectos que contribuyen a la selección de recursos alineados con las necesidades del estudio y el perfil de los participantes. También se discutieron consideraciones éticas y recomendaciones prácticas. A pesar de los desafíos, las entrevistas online muestran una alternativa para la continuidad de las investigaciones que ya estaban en marcha, o incluso para la realización de nuevos estudios durante la pandemia de COVID-19.

Biografía del autor/a

Beatriz Schmidt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora no Curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Pós-Doutorado no Núcleo de Infância e Família (NUDIF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS (Conceito CAPES 7), sob orientação do Prof. Cesar Augusto Piccinini, PhD (2014-2018). Doutorado sanduíche no Human Development & Family Science Program da Ohio State University, Estados Unidos, sob orientação da Prof.ª Sarah Schoppe-Sullivan, PhD (2017-2018). Por sua Tese de Doutorado, recebeu dois prêmios: Prêmio CAPES de Tese - Edição 2019, na área de Psicologia, e Grande Prêmio CAPES de Tese 'Josué de Castro' - Edição 2019, na área de Humanidades, sendo este último concedido em parceria entre a CAPES e o Instituto Ayrton Senna. Psicóloga, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista CAPES de mestrado (REUNI) e doutorado no país (PROEX), bem como de doutorado sanduíche no exterior (PDSE). No pós-doutorado, foi bolsista DOCFIX/FAPERGS/CAPES (2018-2018) e PDJ/CNPq (2018-2019). É pesquisadora colaboradora externa no Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (LABSFAC/UFSC). Integrante do GT Parentalidade e Desenvolvimento Infantil em Diferentes Contextos, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Latino Caucus, da Society for Research in Child Development (SRCD). Autora de artigos publicados em periódicos, capítulos de livros, trabalhos em congressos nacionais e internacionais, bem como de textos em jornais de notícias/revistas visando à popularização da ciência. Integrante de corpo editorial e revisora de periódicos de Psicologia. Interessa-se principalmente por temas atinentes a relações familiares e desenvolvimento infantil, processos saúde-doença e intervenções psicológicas em contextos clínicos e de saúde, desenvolvendo estudos quantitativos e qualitativos sobre esses temas. Algumas de suas produções estão disponíveis nos seguintes web links: https://www.researchgate.net/profile/Beatriz_Schmidt2 e https://scholar.google.com.br/citations?user=gyJYNqgAAAAJ&hl=en. E-mail para contato: psi.beatriz@gmail.com

Ambra Palazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Cantora (Conservatório de Música G. B. Pergolesi, Fermo, Itália) e Musicoterapeuta (Corso Quadriennale di Musicoterapia, Assis, Itália); Especialista em Neuropsicologia (UFRGS).

Cesar Augusto Piccinini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor pela University of London (Inglaterra), com Pós-Doutorado na mesma Instituição; Mestre em Psicologia pela Universidade de Brasília; Psicólogo pela UFRGS. Professor Titular da UFRGS, atuando na Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Dedica-se à pesquisa sobre os aspectos subjetivos e comportamentais relacionados à interação pais-bebê/criança, com destaque para as relações familiares na infância, transição para a maternidade e paternidade e avaliação de intervenções precoces. As pesquisas e intervenções envolvem diferentes contextos de desenvolvimento infantil, tais como: prematuridade, depressão pós-parto, gravidez adolescente, malformação, doença crônica, HIV/Aids, problemas de comportamento, nascimento do segundo filho e ingresso na creche. Site: http://www.ufrgs.br/nudif; https://scholar.google.com.br/citations?user=opxAsoUAAAAJ&hl=pt-BR

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Publicado

2020-10-14

Cómo citar

Schmidt, B., Palazzi, A., & Piccinini, C. A. (2020). Entrevistas online: potencialidades y desafíos para la recogida de datos en el contexto de la pandemia de COVID-19. REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 8(4), 960–966. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i4.4877

Número

Sección

Comunicación Breve