MEMOREX: Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo computadorizado para treinamento cognitivo de idosos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i1.5112Palabras clave:
Prática psicológica, Envelhecimento cognitivo, Jogos de vídeo.Resumen
Este é um estudo de desenvolvimento, realizado entre os anos de 2018 e 2019, em Uberaba, com o objetivo de desenvolver um jogo para treinamento cognitivo, chamado Memorex, e realizar a avaliação inicial de sua efetividade com idosos comunitários. A pesquisa foi dividida em 2 etapas: criação do jogo e verificação da eficiência. Inicialmente foi desenvolvido um jogo eletrônico com sete tarefas cognitivas, que permite caracterizar o jogador e gera um relatório de uso. A adequação do Memorex foi avaliada por dois juízes especialistas. Após sua criação 58 idosos foram avaliados, divididos entre grupo experimental e grupo controle Houve avaliação pré e pós-teste de aspectos cognitivos. Verificou-se melhora cognitiva dos idosos que passaram pela intervenção no pós-teste quando comparados aos idosos que não receberam a intervenção, mostrando a utilidade do Memorex como treino cognitivo e seu potencial para uso com idosos.
Citas
Schafer JL, Rigoli MM, Kristensen CH. Focos de atenção no idoso. In: Cordioli AV, Grevet EH, organizadores. Psicoterapias: abordagens atuais. 4ed. Porto Alegre: Artmed; 2019. cap. 23, p. 585-609.
Souza LHR, Brandão JCS, Fernandes AKC, Cardoso BLC. Queda em idosos e fatores de risco associados. Rev Atenç Saúde [Internet]. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 15(54):55-60. DOI: https://doi.org/10.13037/ras.vol15n54.4804
Chu-Man L, Chang MY, Chu MC. Effects of mahjong on the cognitive function of middle-aged and older people. Int J Geriatr Psychiatry. 2015 [citado em 04 nov 2020]; 30(9):994-7. DOI: http://doi.org/10.1002/gps.4307
Lin HC, Chiu YH, Chen YJ, Wuang YP, Chen CP, Wang C-C, et al. Continued use of an interactive computer game-based visual perception learning system in children with developmental delay. Int J Med Inform. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 107:76-87. DOI: http://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2017.09.003
Cruz VLP, Toni PM, Oliveira DM. As funções executivas na Figura Complexa de Rey: relação entre planejamento e memória nas fases do teste. Bol Psicol. [Internet] 2011 [citado em 05 nov 2020]; 61(134):17-30. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bolpsi/v61n134/v61n134a03.pdf
Mourão Júnior CA, Faria NC. Memória. Psicol Reflex Crit. [Internet]. 2015 [citado em 05 de novembro de 2020]; 28(4):780-8. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-7153.201528416
Sala G, Aksayli ND, Tatlidil KS, Tatsumi T, Gondo Y, Gobet F. Near and far transfer in cognitive training: a second-order meta-analysis. Collabra Psychol. [Internet]. 2019 [citado em 05 nov 2020]; 5(1):1-22. DOI: https://doi.org/10.1525/collabra.203
Peijnenborgh JCAW, Hurks PM, Aldenkamp AP, Vles JS, Hendriksen JGM. Efficacy of working memory training in children and adolescents with learning disabilities: a review study and metaanalysis. Neuropsychol Rehabil. [Internet]. 2016 [citado em 04 nov 2020]; 26(5-6):645-72. DOI: http://doi.org/ 10.1080/09602011.2015.1026356
Barroso SM. Treinamento cognitivo para idosos com comprometimento cognitivo leve. In: Mansur-Alves M, Silva JBL, organizadoras. Intervenção cognitiva: dos conceitos e métodos às práticas baseadas em evidências para diferentes aplicações. Belo Horizonte: T. Ser Editora; 2020. p. 357-562.
Au J, Sheehan E, Tsai N, Duncan GJ, Buschkuehl M, Jaeggi SM. Improving fluid intelligence with training on working memory: a meta-analysis. Psychon Bull Rev. [Internet]. 2015 [citado em 05 nov 2020]; 22(2):366-77. DOI: http://doi.org/ 10.3758/s13423-014-0699-x
Morrison AB, Chein JM. Does working memory training work? The promise and challenges of enhancing cognition by training working memory. Psychon Bull Rev. [Internet]. 2011 [citado em 30 out 2020]; 18(1):46-60. DOI: http://doi.org/ 10.3758/s13423-010-0034-0
Barroso SM, Pereira FE, Lopes DG, Machado JR, Curtiço Júnior JH. Treinamento cognitivo de atenção e memória de universitários com jogos eletrônicos. Psico [Internet]. 2019 [citado em 25 out 2020]; 50(4):e29466. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.29466
Cardoso NO, Argimon IIL, Pereira VT. Jogos eletrônicos e a cognição em idosos - uma revisão sistemática. Psicol Caribe [Internet]. 2017 [citado em 25 out 2020]; 34(2):139-60. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/psdc/v34n2/2011-7485-psdc-34-02-00139.pdf. DOI: 10.14482/psdc.33.2.72784
Toril P, Reales JM, Ballesteros S. Video game training enhances cognition of older adults: a meta-analytic study. Psychol Aging [Internet]. 2014 [citado em 30 out 2020]; 29(3):706-16. DOI: http://doi.org/ 10.1037/a0037507
Barroso SM, Curtiço Júnior JH, Lopes DG, Pereira FE, Ruiz JM. Treinamento cognitivo de idosos com uso de jogos eletrônicos: um estudo de caso. Ciênc Cogn. [Internet]. 2018 [citado em 05 nov 2020]; 23(1):43-53. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/1396
Park JH, Park JH. Does cognition-specific computer training have better clinical outcomes than non-specific computer training? A single-blind, randomized controlled trial. Clin Rehabil. [Internet]. 2018 [citado em 05 nov 2020]; 32(2):213-22. DOI: http://doi.org/ 10.1177/0269215517719951
Dartigues JF, Foubert-Samier A, Le Goff M, Viltard M, Amieva H, Orgogozo JM, et al. Playing board games, cognitive decline and dementia: a French population-based cohort study. BMJ Open [Internet]. 2013 [citado em 05 nov 2020]; 3(8):e002998. DOI: http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2013-002998
Ray NR, O’Connell MA, Nashiro K, Smith ET, Qin S, Basak C. Evaluating the relationship between white matter integrity, cognition, and varieties of video game learning. Restor Neurol Neurosci. [Internet]. 2017 [citado em 02 nov 2020]; 35(5):437-56. DOI: http://doi.org/10.3233/RNN-160716
Barbosa-Pereira D, Ferreira Junior LA, Souza ER, Galvão HA, Mendonça CM, Saldanha-Silva R, et al. Desenvolvimento e validade de conteúdo de um programa computadorizado de treino cognitivo para crianças. Rev Neuropsicol Latinoam. [Internet]. 2019 [citado em 10 de out 2020]; 11(3):52-65. Disponível em: https://www.neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/450
Golino MTS, Schelini PW, Golino HF, Souza Pereira BL, Felix LM. Investigando evidências de validade de conteúdo e estrutural em tarefas de um treino cognitivo para idosos. Aval Psicol. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 16(3):278-92. DOI: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1603.12431
Pergher V, Shalchy MA, Pahor A, Van Hulle MM, Jaeggi SM, Seitz AR. Divergent research methods limit understanding of working memory training. J Cogn Enhanc. [Internet]. 2019 [citado em 01 nov 2020]; 4:100-20. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s41465-019-00134-7. DOI:
https://doi.org/10.1007/s41465-019-00134-7
Hayat SA, Luben R, Dalzell N, Moore S, Hogervorst E, Matthews FE, et al. Understanding the relationship between cognition and death: a within cohort examination of cognitive measures and mortality. Eur J Epidemiol. [Internet]. 2018 [citado em 05 nov 2020]; 33:1049-62. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10654-018-0439-z. DOI: https://doi.org/10.1007/s10654-018-0439-z
Barroso SM, Rosendo L. Uso de tecnologias por idosos de Uberaba. [Relatório final de iniciação cientifica]. Uberaba, MG: Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2018. 5p.
Holmes J, Gathercole SE, Dunning DL. Adaptive training leads to sustained enhancement of poor working memory in children. Dev Sci. [Internet]. 2009 [citado em 05 nov 2020]; 12(4):9-15. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2009.00848.x
Oliveira M, Rigoni M, Andretta I, Moraes JF. Validação do Teste Figuras Complexas de Rey na população brasileira. Aval Psicol. [Internet]. 2004 [citado em 21 nov 2020]; 3(1):33-8. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v3n1/v3n1a04.pdf
Shulman KI, Gold DP, Cohen CA, Zucchero CA. Clock‐drawing and dementia in the community: a longitudinal study. Int J Geriatr Psychiatry [Internet]. 1993 [citado em 05 nov 2020]; 8(6): 487-96. DOI: https://doi.org/10.1002/gps.930080606
Leme IFAS, Rossetti MO, Pacanaro SV, Rabelo IS. Teste de Memória Visual de Rostos – MVR. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2011. 72p.
Rueda FJM, Sisto FF. Teste Pictórico de Memória (TEPIC-M) Manual. São Paulo: Vetor; 2007. 67p.
Machin R, Couto MT, Silva GSN, Schraiber LB, Gomes R, Santos Figueiredo W, et al. Concepções de gênero, masculinidade e cuidados em saúde: estudo com profissionais de saúde da atenção primária. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2011 [citado em 05 nov 2020]; 16(11):4503-12. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011001200023
Endo, ACB, Roque MAB. Atenção, memória e percepção: uma análise conceitual da neuropsicologia aplicada à propaganda e sua influência no comportamento do consumidor. Intercom, Rev Bras Ciênc Comum. [Internet]. 2017 [citado em 05 nov 2020]; 40(1):77-96. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-5844201715
Campos BSO. Classificação das estratégias de construção do Teste do Desenho do Relógio. [dissertação]. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; 2017. 103p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cada uno de los autores del manuscrito deberá rellenar y firmar una vía de Declaración de responsabilidad y transferencia de derechos de autor, que deberá ser anexada, por el autor responsable de la sumisión, en el paso 4 del proceso de sumisión en el sistema de la revista (Clic en la opción "Browse", seleccionar el archivo que debe se inserta en el formato pdf, haga clic en el botón "Transferir", en el campo "Título" teclear: Declaración de responsabilidades, luego haga clic en el botón "Guardar y Continuar" y continuar con el proceso de sumisión).
Nota: no se aceptará la inclusión de firma digitalizada. Cada autor del manuscrito deberá rellenar una declaración individualmente.
REFACS de Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.uftm.edu.br/refacs.