Entre a cruz e a espada: dilemas na gestão de recursos humanos da atenção primária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7574

Palabras clave:

Gestão de recursos humanos, Atenção primária à saúde, Saúde Pública, Tomada de Decisões

Resumen

Objetivo: investigar os desafios enfrentados na gestão de recursos humanos da atenção primária. Métodos: estudo descritivo, exploratório e de abordagem qualitativa. Foram exploradas entrevistas semiestruturadas realizadas em 2019 com vinte e oito coordenadores de atenção primária de municípios do interior do Piauí. A análise temática foi realizada com auxílio do software MAXQDA. Resultados: foram identificados 52 segmentos de falas dos coordenadores relacionados à temática de análise, codificados em oito subcategorias, que conformaram as duas categorias temáticas: perfil profissional desalinhado com as necessidades da atenção primária e tensões sobre remuneração e jornada de trabalho, com destaque para o foco no dilema da flexibilização da jornada de trabalho dos profissionais, suas motivações e impactos. Conclusão: questões relacionadas ao gerenciamento de recursos humanos e em especial à remuneração e jornada de trabalho impulsionam gestores à difíceis tomadas de decisão na busca de soluções para a manutenção operacional dos serviços de saúde primários, afrontando normativas e questões éticas.  

Biografía del autor/a

Mailson Fontes de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Enfermagem (UFPI), com especialização em Docência na Saúde (UFRGS), mestrado Profissional em Saúde da Família (FIOCRUZ) e doutorado em Enfermagem e Saúde (UESB). Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva - GPESC/UFPI. Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/ABRASO - Núcleo UFPI). Interesses nas áreas de Saúde Coletiva, Políticas, Avaliação e Gestão em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Informática aplicada à saúde.

Cristina Setenta Andrade, Universidade Estadual Santa Cruz (UESC)

Possui graduação em Enfermagem pela Escola Adventista de Enfermagem (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz. Líder do grupo de pesquisa "Organização de Serviços de Saúde", desenvolvendo pesquisa nas linhas produção do cuidado, educação permanente e gestão em saúde. Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade do Sudoeste da Bahia. Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Publicado

2024-07-06

Cómo citar

Fontes de Carvalho, M., & Setenta Andrade, C. (2024). Entre a cruz e a espada: dilemas na gestão de recursos humanos da atenção primária . REVISTA FAMILIA, CICLOS DE VIDA Y SALUD EN EL CONTEXTO SOCIAL, 12(2). https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7574

Número

Sección

Artículos Originales