APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: EVENTOS INSTRUCIONAIS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

  • Fabio Scorsolini-Comin
  • Manoel Antônio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v4i1.1533

Resumo

O objetivo do estudo foi delinear as principais contribuições da teoria da aprendizagem de RobertGagné para a educação à distância, a partir da análise dos eventos instrucionais de um curso depós-graduação lato sensu. A estratégia metodológica foi o estudo de caso. Os nove eventosinstrucionais propostos pelo modelo foram analisados a partir de elementos do curso de pósgraduação,como material didático, modelo pedagógico, ferramentas de aprendizagem, avaliação etransferência. Os resultados destacaram a importância dos feedbacks coletivos para orientar osalunos e da transferência da aprendizagem para contextos vinculados à prática em gestão social.Conclui-se que os eventos instrucionais constituem recursos potenciais para a organização demodelos instrucionais à distância, agregando qualidade ao ensino e favorecendo aprendizagensque promovam transformações no desenvolvimento dos alunos.

Descritores: Aprendizagem; Educação de pós-graduação; Educação à distância.

Publicado

2016-01-28

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO: EVENTOS INSTRUCIONAIS EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 48–58, 2016. DOI: 10.18554/refacs.v4i1.1533. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1533. Acesso em: 9 maio. 2025.