Percepção dos enfermeiros sobre os acadêmicos de enfermagem acerca da sua inserção nos estágios

Autores

  • Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil
  • Álvaro da Silva Santos Programas de Pós-Graduação em: Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Uberaba, MG, Brasil.
  • Camila Cristina Neves Romanato Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Maysa Alvarenga Ferreira UFTM
  • Nara dos Santos Costa UFTM, Uberaba, MG, Brasil
  • Daniela Sarreta Ignacio FAFRAM, Ituverava, SP, Brasil.
  • Mariana Mila Guimarães
  • Judete Silva Nunes Prefeitura Municipal de Uberaba, MG, Brasil.
  • Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Fabiano Henrique Oliveira Sabino UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Fernanda Lemos Lazarini UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Bruna Claúdia Pansani Ferreira UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Julia Cristina Molina Silveira UFTM, Uberaba, MG, Brasil.
  • Ketry Kellen Prado Caetano

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.3736

Palavras-chave:

tenção primária à saúde, Estudantes de enfermagem, Estágios

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo conhecer a percepção dos enfermeiros da atenção primária, acerca da inserção dos acadêmicos de graduação em enfermagem nos campos de prática. Trata-se de um estudo qualitativo realizado a partir de questões chaves, com 25 enfermeiros da rede de atenção primária e secundária do Município de Uberaba-MG, em setembro de 2017, com análise através do Discurso do Sujeito Coletivo. Emergiram duas categorias e cinco Discursos do Sujeito Coletivo. Foram reconhecidos pontos positivos e negativos sob a inserção do acadêmico no campo de prática na atenção primária. O acadêmico foi visto como agente de mudança e colaborador no trabalho de equipe e na assistência, sendo os pontos críticos a baixa valorização da atenção primária, a reduzida participação dos enfermeiros no planejamento das atividades e o despreparo e pouco interesse por alguns estudantes. Os enfermeiros percebem a inserção dos acadêmicos de modo favorável, entretanto consideram deficitária a comunicação e integração entre universidade e serviço.

Biografia do Autor

Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG, Brasil.

Álvaro da Silva Santos, Programas de Pós-Graduação em: Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Enfermeiro. Especialista em Saúde Pública. Mestre em Administração em Serviços de Saúde. Doutor em Ciências Sociais. Pós Doutor em Serviço Social. Professor Associado nos Programas de Pós-Graduação em: Atenção à Saúde e Psicologia da UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Uberaba, MG, Brasil.

Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da UFTM. Uberaba, MG, Brasil.

Camila Cristina Neves Romanato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda em Atenção à Saúde pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Maysa Alvarenga Ferreira, UFTM

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda em Atenção à Saúde pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Nara dos Santos Costa, UFTM, Uberaba, MG, Brasil

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Professora Substituta pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Daniela Sarreta Ignacio, FAFRAM, Ituverava, SP, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental. Coordenadora e docente da FAFRAM, Ituverava, SP, Brasil.

Mariana Mila Guimarães

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família. Uberaba, MG, Brasil.

Judete Silva Nunes, Prefeitura Municipal de Uberaba, MG, Brasil.

Enfermeira. Odontóloga, Mestranda em Atenção à Saúde, pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Fabiano Henrique Oliveira Sabino, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmico de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Fernanda Lemos Lazarini, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Bruna Claúdia Pansani Ferreira, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Julia Cristina Molina Silveira, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem pela UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

Ketry Kellen Prado Caetano

Enfermeira. Biomédica. Uberaba, MG, Brasil.

Referências

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Publicado

2019-05-13

Como Citar

Gonçalves, J. R. L., Santos, Álvaro da S., Pedrosa, L. A. K., Romanato, C. C. N., Ferreira, M. A., Costa, N. dos S., Ignacio, D. S., Guimarães, M. M., Nunes, J. S., Oliveira, R. A. S. S. de, Sabino, F. H. O., Lazarini, F. L., Ferreira, B. C. P., Silveira, J. C. M., & Caetano, K. K. P. (2019). Percepção dos enfermeiros sobre os acadêmicos de enfermagem acerca da sua inserção nos estágios. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 7(2), 220–226. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i2.3736

Edição

Seção

Artigos originais