Contribuições da monitoria acadêmica em epidemiologia na formação dos graduandos da área da saúde

relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v13i00.8359

Palavras-chave:

Ensino, Educação interprofissional, Epidemiologia, Saúde

Resumo

Objetivo: descrever a vivência de monitoria na disciplina “Epidemiologia” e identificar os desafios e potencialidades da experiência. Método: trata-se de um relato de experiência sobre a monitoria da disciplina “Epidemiologia” executada por dois discentes do curso de Medicina de uma universidade pública no intervalo entre junho de 2023 e março de 2025. As atividades da monitoria foram planejadas de forma conjunta entre monitores e docente, e aconteciam dentro da disponibilidade de 12 horas semanais, por meio de atividades presenciais e de forma remota. Resultados: foram atendidos 332 alunos nos quatro períodos de monitoria. O programa de monitoria envolvendo três diferentes cursos da Saúde permitiu a troca de saberes além das fronteiras da epidemiologia. Os pontos positivos consistiram na oportunidade de os monitores desenvolverem habilidades de trabalho em equipe, liderança, comunicação e ensino e reforçarem seus conhecimentos na disciplina, enquanto o aspecto negativo foi que os alunos deixavam de estudar a matéria ao longo do semestre para aprender o conteúdo apenas durante as revisões. O desafio identificado foi a inconsistência entre o desempenho dos alunos na monitoria, que nem sempre repercutiam positivamente nas avaliações. Conclusão: a monitoria contribuiu na formação acadêmica dos discentes ao promover a Educação Interprofissional e o exercício do trabalho em equipe no contexto sanitário, habilidade essencial e compatível com a realidade multiprofissional do sistema público de saúde.

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Publicado

2025-10-09

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Contribuições da monitoria acadêmica em epidemiologia na formação dos graduandos da área da saúde: relato de experiência. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 13, n. 00, p. e020021, 2025. DOI: 10.18554/refacs.v13i00.8359. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/8359. Acesso em: 7 dez. 2025.