Relação do desempenho escolar com condição dental e necessidade de tratamento em escolares
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v13i00.8378Palavras-chave:
Saúde bucal, Escolaridade, Assistência odontológica, Relações pais-filhoResumo
Objetivo: avaliar a associação entre as condições dentais e necessidade de tratamento, e o desempenho em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. Método: pesquisa observacional transversal realizada em 2024 com crianças avaliadas quanto à saúde bucal em uma escola municipal e divididas em três grupos: um com melhor desempenho escolar (grupo A), com maiores necessidades de tratamento dentário (grupo B) e outro com pior desempenho escolar (grupo C). Os dados coletados incluíram o índice de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados e dentes decíduos cariados, extração indicada e obturados, além do desempenho em disciplinas escolares, analisados por testes estatísticos não paramétricos de Mann-Whitney U. Resultados: participaram 167 crianças. O menor rendimento escolar (grupo C) não significou, necessariamente, que maiores necessidades de tratamento para cárie dentária, quando comparadas ao grupo A. No grupo com maiores necessidades de tratamento dentário (grupo B), a média do rendimento escolar (76,0) ficou abaixo da média do rendimento (79,8) de todas as crianças que participaram do estudo. Conclusão: as crianças com condições bucais insatisfatórias apresentaram maior chance de comprometimento no rendimento escolar. Essas evidências destacam a necessidade de ações integradas entre saúde e educação.
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