AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE O USO DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18554/i&fd.v2i1.1077Resumo
Esse trabalho busca compreender como a prática experimental se relaciona com o cotidiano em diversas comunidades escolares em relação à construção de saberes e conceitos da linguagem científica, principalmente da Física, a partir das respostas de professores de Física do ensino médio a um questionário. A investigação foi fundamentada nas respostas sobre quais são os momentos em que os educadores utilizam determinados experimentos e os motivos pelos quais eles optam em realiza-los. Com isso, pretende-se estabelecer a relação entre a prática experimental e o universo escolar e quais as concepções desses educadores sobre como esse processo interfere na construção do conhecimento no ensino de ciências, em especial em Física. A partir do diálogo sobre as diferentes possibilidades de entender as relações entre a teoria e o experimento, propomos, baseados nas ideias de Thomas Kuhn (1998), uma reflexão sobre como são escolhidos os critérios para a realização das práticas experimentais, os padrões utilizados e a novas formas de abordagem dos fenômenos como instrumento de ensino. Tais ideias permitem analisar se e como o método científico tradicional influencia os educadores nas decisões sobre a prática experimental e a consequente observação dos fenômenos, associados aos desafios provenientes da aceitação ou refutação de novos conhecimentos ou de novos conceitos que, de certa forma, estão relacionados à quebra de paradigma de Kuhn.Downloads
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